Câmara participa de inauguração da Ybaio CLK em Araraquara

Empresa produz aparelhos de ar-condicionado para trens e metrôs
Visualize fotos

O vereador Elias Chediek (PMDB) representou a Câmara Municipal na solenidade de inauguração da fábrica Ybaio CLK em Araraquara, ocorrida na manhã de segunda-feira (10).

Também compareceram o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB); o deputado estadual Carlos Pignatari (PSDB); o secretário de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Antonio Martins; o secretário de Meio Ambiente José Antonio Delle Piagge; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara e secretário de Cultura, Renato Haddad; o vereador Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB), que na ocasião representou o deputado estadual Roberto Massafera (PSDB); o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate; o diretor geral da Hyundai Roten, Kevin Choi; e o presidente da CLK Koreia Corporation e da Autech Group, Sung Hee Kang.

Em sua fala, Barbieri disse que era “uma manhã histórica para a cidade e para a região, por esta grande conquista”, ao destacar a importância da inauguração da Ibayo CLK com a perspectiva de atender o mercado interno e vários países da América Latina na produção de aparelhos de ar-condicionado para trens de passageiros. Ele também ressaltou o apoio da Câmara Municipal e citou o estudo de Chediek sobre o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), de forma a aproveitar os trilhos que cortam a cidade e que deixarão de ser utilizados com a inauguração do novo pátio ferroviário. Para Chediek a vinda da Yabyo CLK e de outras empresas do setor metroferroviário destacam a vocação de Araraquara como polo tecnológico do setor, que está em franca expansão no Brasil. “O maior pátio de manobras está construído em Araraquara. Agora com a vinda desta e de outras empresas do setor, nossa cidade deverá se tornar uma referência mundial em transporte ferroviário de cargas e passageiros”, disse.

 

Histórico

A CLK (Carrier Ltd. Korea) é a única empresa no mundo a desenvolver e produzir sistemas de ar-condicionado para trens de passageiros com tecnologia Carrier - a CLK é uma joint venture entre as empresas Global Carrier, americana com mais de 100 anos de atuação no mercado, e Autech. Já a Unicoba é uma empresa nacional, fundada em 1973, com atuação nos setores de energia, eletrônica, informática e serviços Unindo a tecnologia da CLK com a expertise da Unicoba no Brasil, nasceu a Ibayo-CLK, agora estabelecida em Araraquara. Atualmente os equipamentos de ar-condicionado para tens, ônibus (principalmente urbanos) e caminhões são importados. A meta da Ibayo CLK é atingir elevados níveis de nacionalização de componentes, desenvolver profissionais e fomentar a indústria ferroviária nacional. A construção da sede em Araraquara visa atender os contratos da Hyundai Rotem com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô de Salvador (BA). A capacidade inicial de produção é de 1.000 aparelhos por ano, com previsão de chegar a 2.000 no final de 2015. O investimento inicial foi de R$ 5 milhões, com a geração de 25 empregos diretos, entre engenheiros e técnicos com formação no Senai.

 

Assessoria de gabinete do vereador Elias Chediek (PMDB)




Publicado em: 11/11/2014 19:19:32