Segunda fase do Parlamento Jovem é concluída com êxito, diz diretora da EL

Visualize fotos

A segunda etapa do Parlamento Jovem foi encerrada na sexta feira (31), entre as 24 escolas parceiras do projeto. Mais de 1.500 alunos participaram do processo, onde muitos se tornaram protagonistas do cenário político, elaborando projetos de lei. Neste mês de novembro acontecerá a avaliação dos projetos, por uma comissão do Legislativo, que escolherá 18 para serem discutidos em uma Sessão Ordinária Mirim.

O Parlamento Jovem é um projeto organizado pela Câmara Municipal de Araraquara, através da sua Escola Legislativa. A diretora de memorial, Silvia Maria Gustavo Santos, informou que a Sessão Mirim está programada para acontecer no dia 4 de dezembro. Ela será realizada na presença dos Vereadores, funcionários da Casa, aberta à população e simulará uma sessão real.

De acordo com a diretora o objetivo do projeto está sendo alcançado. “Esta segunda fase do projeto foi concluída com êxito”, disse Silvia. Para ela, “o Projeto Parlamento Jovem tem um saldo muito positivo, pois contribui para a formação política e cidadã desses jovens, que poderão vivenciar na sessão mirim o papel de um vereador”.

 

Objetivo

O projeto visa aproximar o Legislativo local dos alunos dos 9º anos da rede pública e particular, ensinando as funções e o cotidiano do Poder Legislativo e suas relações na sociedade, além de explicar na oficina de projetos de lei como se constrói os projetos e sua tramitação dentro e fora da Câmara Municipal.

As últimas escolas a participar desta segunda fase foram: as Escolas Estaduais (EE) João Manoel do Amaral, Lysanias de Oliveira e Dorival Alves; as Escolas Municipais do Ensino Fundamental (EMEF) Hermínio Pagotto; Eugênio Trovatti; Ricardo Caramuru de Castro Monteiro; Henrique Scabello; Ruth Cardoso; e, o Colégio Objetivo - escola particular.




Publicado em: 31/10/2014 19:02:56