“É lindo ver os olhos desses adolescentes vidrados e curiosos para saber mais sobre a importância da política, dos três Poderes e do trabalho do Legislativo”. A afirmação é de Ana Paula Escamilha, Diretora Executiva da Escola do Legislativo. Ela acompanhou as Oficinas de Projeto de Leis, oferecida aos alunos do 9º ano das Escolas EE Pedro José Neto, EE Leonardo Barbieri, Emef Gilda Rocha de Mello e Souza e EE João Batista de Oliveira. As aulas das oficinas iniciaram no dia 2 com término previsto para 31 de outubro. De acordo com Ana Paula, esta é a segunda fase do projeto Parlamento Jovem. “Até esta sexta-feira, dia 10, nove das 24 escolas envolvidas, já participaram da segunda fase, onde muitos alunos se interessaram em enfrentar a última fase, que é a apresentação de seus projetos, como sugestão, para a Sessão Mirim”, afirmou. O projeto está sendo promovido pela Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo, e executado em parceria com o Laboratório de Política e Governo da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara. São 24 as escolas inseridas no processo, entre municipais, estaduais e particulares.
Os docentes, Bruno de Souza Silva e Eduardo Lopes Seino, iniciaram a aula prática com explicações sobre os passos para a construção de um projeto de lei, como ter iniciativa e saber das possibilidades para desenvolver a ideia, além de procurar pareceres de comissões especializadas, antes de encaminhar o projeto para discussão e votação em Sessão Ordinária. Eles também esclareceram os alunos sobre os dispositivos parlamentares que os Vereadores têm disponíveis como ferramenta de trabalho, ou seja, a moção de apoio ou de protesto, o requerimento e a indicação. Silva explica que os resultados do projeto Parlamento Jovem nas Escolas está sendo satisfatório. “O interesse desses jovens em participar do projeto já é uma demonstração de bons resultados; lembrando que o nosso foco é aproximá-los do Poder Legislativo, trabalhando a educação política para que consigam exercer efetivamente a cidadania.”
Os alunos interessados em participar com a elaboração de um projeto foram instruídos pelos docentes do Laboratório de Política/Unesp, entendendo na prática os procedimentos que implicam uma ideia no Legislativo. A Diretora Executiva explica que o encerramento do projeto Parlamento Jovem será uma vivência de uma sessão mirim na Câmara, onde 18 projetos de lei serão selecionados e seus autores serão Vereadores por um dia e essa sessão acontecerá em 4 de dezembro, no Plenário da Câmara Municipal. Durante toda a semana, também participaram das oficinas os alunos da EE Profª Angelia Lia Rolfsen, EE Profª Maria Isabel Rodrigues Orso, EE Antônio dos Santos, a Emef Waldemar Saffiotti e a escola particular Pueri Domus.
Publicado em: 13/10/2014 15:55:32