Considerando a importância do aeroporto "Bartholomeu de Gusmão" para a economia e geração de empregos na cidade, os vereadores da bancada do PV, Adilson Vital e Geani Trevisoli, enviaram ao Executivo um requerimento pedindo apoio para que a Linha Aérea Azul, não saia de Araraquara.
A solicitação foi feita baseada em dados do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) que mostrou um aumento significativo no número de passageiros entre janeiro e agosto de 2013, para o mesmo período deste ano. Foram 16.483 em 2013 contra 46.367 em 2014, ou seja, 29.884 procuras a mais, desde que a Azul se instalou na cidade. Os vereadores questionam também o investimento de R$ 7,5 milhões feito pelo Governo do Estado com contrapartida do município, a fim de ampliar e melhorar as instalações do antigo aeroporto, que fez gerar empregos imediatos, diretos e indiretos em torno do empreendimento. O fortalecimento da aviação regional com a vinda da empresa aérea teve sua primeira etapa do Programa de Investimento em Logística, feita pelo Governo Federal, investindo mais de 7 bilhões. Investimento realizado também por muitos comerciantes que sobrevivem da venda de produtos a passageiros que aguardam o momento do embarque.
Para Vital, "as muitas demissões que poderão ocorrer é o que mais nos preocupa, já que os gastos no final do ano são maiores e muitas famílias vão sentir diretamente essa perda". O pedido feito à Mesa Diretora é para que esses questionamentos sejam entregues ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) que, utilizando de suas atribuições, encaminhe aos deputados estaduais Edinho Silva (PT) e Roberto Massafera (PSDB) o apoio necessário para manter a Azul na cidade. De acordo com a vereadora, "o intuito é unir esforços para que a decisão da Companhia Aérea Azul de cancelar os voos seja questionada", disse. "Os cidadãos merecem um posicionamento concreto sobre todo o investimento feito para que esse projeto se mantenha funcionando e gerando empregos", concluiu.
Publicado em: 02/10/2014 18:30:52