O vereador Aluisio Braz, o Boi (PMDB), esteve reunido esta semana com os onze comerciantes que trabalham nos quiosques implantados em frente à Arena da Fonte. Boi discutiu com eles os últimos detalhes do contrato de permissão de uso dos quiosques que, por forma da legislação, pertencem à Prefeitura de Araraquara. Esta formalização era uma necessidade do Executivo e desejo dos comerciantes que desde maio de 2012 passaram a oferecer seus serviços no local, depois de serem removidos da área em frente ao Ginásio de Esportes Gigantão, nas proximidades, porém em local sem nenhuma infraestrutura para os serviços ou para o cliente.
A partir de agora os comerciantes terão dez anos de permissão de uso dos quiosques, renováveis por mais dez. Eles ainda pagarão pelo espaço. Porém, como foram eles que arcaram com as despesas de construção, em torno de 18 mil reais por cada quiosque, o valor será abatido em prestações, num período de 78 meses. Para Boi, assinatura do contrato, que vai ocorrer em breve, encerra esta etapa do ciclo de implantação dos quiosques. “Eles passaram a ter uma excelente estrutura, e os produtos consumidos pelos clientes ganharam muito em higiene e qualidade. A expectativa agora é implantar o mesmo projeto em outras praças, como no São Geraldo, Carmo, Imperador, Santa Clara, Cecap, Parque Infantil e atrás do Teatro Municipal, para onde irão todos os comerciantes que tem carrinho de lanches da Bento de Abreu, que terão que sair dos locais onde estão atualmente, por determinação do Ministério Público, que já fez a determinação à Prefeitura, que tem seis meses para concluir a mudança. Na mesma assinatura de contrato estão ainda os dois quiosques da Praça da Igreja de Santa Cruz e outro localizado no Distrito de Bueno de Andrada.
Ocorreu como planejado
Os comerciantes precisam mudar sua condição de registro, deixando de serem ‘ambulantes’ para se tornarem Micro Empreendedores Individuais (MEI), exigência do tipo de contrato que terão com a Prefeitura. Os comerciantes ficaram contentes e fazem planos. “Essa parceria dá tranquilidade pra gente trabalhar e disposição para investir e oferecer diversidade e qualidade nos produtos”, assegura Paloma Cristina dos Santos. Já Paulo Santos disse que a ideia deve ser copiada para outras praças da cidade. Para ele, o vereador Boi, ao liderar essa negociação, ele enfrentou um ‘tiroteio’ para resolver o problema. “Primeiro veio o desgaste de comunicar que a gente tinha que sair da área do Gigantão. Depois foram todas aquelas reuniões, com a gente estava muito nervoso, tentando entender essa nova ideia. Ele foi muito corajoso e aqui aconteceu algo de maravilhoso para a vida da gente. Foi tudo como ele disse”, relatou.
Planos para a Bento de Abreu
Para o vereador Boi, a nova estrutura trouxe as famílias para frequentar um espaço que oferece muito mais conforto e produtos que podem ser preparados e serviços com muito mais qualidade. E outras as melhorias ocorreram. “Os comerciantes agora têm segurança para investir e trabalhar. Eles agora defendem seu pão com dignidade. Além disso, a presença dos quiosques e das famílias que frequentam melhorou a qualidade da região, que poderia facilmente ter se transformado em uma ‘cracolândia’.” Nos próximos dias Boi deve apresentar, em parceria com a Prefeitura, os planos para a mudança que vai ocorrer na região da Bento de Abreu. Boi este acompanhado de Marcos Bispo, coordenador de Geração de Trabalho e Renda da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de Araraquara.
Publicado em: 26/09/2014 19:08:32