A araraquarense Magda Regina Gomes Leite foi homenageada, na manhã da terça-feira (23), pela Câmara Municipal de Araraquara, com o Título de Cidadã Benemérita. Magda é fundadora da Associação São Pio, comunidade terapêutica que hoje funciona no bairro dos Machados, parte no antigo prédio de uma escola rural do bairro, cedido pela Prefeitura, e parte em uma área ao lado, cedida por um empresário local. A Sessão Solene da Câmara ocorreu no local, em meio a eucaliptos. A entidade surgiu no ano de 2006, exatamente num dia 23 de setembro, dia de São Pio, padre italiano beatificado e canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002. A indicação da homenagem foi do vereador Elias Chediek (PMDB).
Associação
A entidade funcionou de 2007 a 2013 em um barracão, localizado na Avenida Presidente Vargas. Inicialmente o trabalho resumia-se em proporcionar aos moradores de rua um dia de higiene e alimentação. Todas as terças e quintas, os moradores de rua passavam o dia no barracão com direito a banho e jantar. Todo esse trabalho era executado por voluntários, que arrecadavam desde o alimento até os produtos de higiene pessoal.
Em 2008, a Associação São Pio passou a acolher os moradores de rua. Lá, eles passavam por um intenso programa de atenção e cuidado, desde recuperação de documentos, exames médicos, aulas de alfabetização até o encaminhamento para comunidades terapêuticas especializadas. Vivendo de doação e poucos voluntários, a ideia era prepará-los para posteriormente encaminhá-los a uma clinica com tratamentos especializados, e ao fim desse tratamento, retornarem a Associação para iniciar o processo de reinserção social, incluindo até mesmo um novo emprego, uma chance de uma nova vida.
Em 2013 o barracão onde funcionava a Associação foi para leilão e arrematado, sendo necessária a desocupação. Ironicamente, foi nessa época que apareceram mais moradores de rua interessados no tratamento. Nesse mesmo ano a Associação São Pio conquistou o título de Utilidade Pública. Em Junho de 2013, a Prefeitura de Araraquara concedeu a Associação esta área, no bairro dos Machados, e um repasse de verba mensal para seus serviços. A Associação passou a receber uma verba federal, pois a entidade é a única na cidade que atende aos requisitos.
Pronunciamentos
O vereador Farmacêutico Jeferson Yashuda, presidente em exercício da Câmara; o atual presidente da entidade, Bento Gregório de Jesus; José Carlos Porsani, secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que representou o prefeito Marcelo Barbieri no evento; o vereador Elias Chediek, autor da indicação da homenagem; e a própria Magda, foram as pessoas que fizeram pronunciamentos.
Em sua fala, Chediek discorreu sobre a história de vida de Magda e se emocionou quando falou sobre valores de vida, valores religiosos da homenageada, além de sua dedicação à causa da entidade. Após a entrega da placa, que representa o título de Cidadã Benemérita, Magda pediu que os assistidos pela Associação São Pio ficassem ao seu lado durante seu pronunciamento. Ela disse que tem a percepção de que o trabalho que realiza é uma missão, um chamado, e que nunca está sozinha, pois é sempre acompanhada de pessoas que praticam o amor ao próximo. Ela ainda disse que quando alguém sentir um vazio no coração, que deve praticar a caridade, “pois esse vazio será preenchido.”
Publicado em: 23/09/2014 20:28:47