Vereador apresenta tecnologia de controle de fluxo para presidente da CTA

Equipamento pode ser usado para otimizar transporte coletivo em Araraquara
Visualize fotos

O vereador Elias Chediek (PMDB) levou representantes da empresa Moura Informática: José Natal de Moura – proprietário; José Afonso de Santi Junior – gerente de Expansão; e Tales Boalim – gerente de Novas Tecnologias, para uma reunião com o presidente da CTA, Silvio Prada, e o gerente de Informática da empresa, Alexandre Scalize.

O objetivo do encontro promovido pelo parlamentar foi apresentar uma tecnologia que conheceu e que pode ser muito útil na obtenção de dados como número de passageiros dentro do coletivo (pagantes ou não), locais de embarque e desembarque, horários de pico, trocas no terminal, entre outros. Tudo isso por meio de sensores denominados contadores de fluxo, acoplados a placas de GPS e compiladores de dados, que poderiam ser instalados nas portas dos coletivos.

Segundo explicou Boalim, é possível instalar os equipamentos e saber exatamente quantas pessoas têm dentro do ônibus, quais são os pontos que mais embarcam e desembarcam passageiros e em quais horários, entre muitas outras informações.

Prada achou interessante o equipamento e sugeriu que fosse incluída uma câmera, para que se possa identificar também o passageiro. “Essa ferramenta vai ajudar no planejamento operacional da empresa, de modo a melhorar o serviço oferecido ao usuário.”

Ele também elogiou a iniciativa de Chediek, que já presidiu a CTA. “Ele é um vereador atuante, que conhece os problemas que a empresa enfrenta e está sempre buscando soluções para o transporte coletivo em nossa cidade”, finalizou.

Para Chediek, se esse equipamento se mostrar viável, tanto técnica quanto financeiramente, além de ajudar o planejamento de linhas da CTA, também vai oferecer dados importantes para incrementar o estudo de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Araraquara. “Tivemos a oportunidade de conhecer essa tecnologia há pouco tempo, sendo aplicada em uma loja de roupas. Imediatamente imaginamos que ela seria útil também para controlar o fluxo dentro dos coletivos e trouxemos a ideia ao presidente da CTA”, disse.

Agora os técnicos da Moura Informática vão conhecer detalhes do embarque e desembarque de passageiros em diversos pontos da cidade e no Terminal Central de Integração (TCI), bem como verificar as diversas estruturas dos coletivos, para depois elaborar um projeto e apresentar para a CTA.

 

Assessoria de gabinete do vereador Elias Chediek (PMDB)




Publicado em: 22/09/2014 20:12:57