A vereadora Gabriela Palombo (PT) vai propor uma série de ações visando melhorar a situação dos animais de grande porte que vivem em total precariedade, sem alimentação e tratamento adequado, no Parque Pinheirinho, onde está localizado o Centro de Triagem e Abrigamento de Animais, subordinado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A parlamentar esteve no local na tarde da quarta-feira (17) para fiscalizar a estrutura oferecida aos animais recolhidos nas ruas, vítimas de abandono ou maus tratos. “Faz dez dias que não há ração para os equinos e com a falta de chuvas o capim está ralo. Os funcionários têm que se virar para que os cavalos não morram de fome. É deprimente”, avalia Gabriela, que vai protocolar a denúncia no Ministério Público. Após conversar com a equipe do Centro de Triagem e Abrigamento de Animais, a vereadora decidiu ainda apresentar um projeto de lei que regulamente e incentive a doação desses animais. Segundo a vereadora “sabemos que é caro para a prefeitura manter esses animais, de outro lado, houve tentativas de grupos de apoio em intermediar a doação para particulares, mas encontraram resistência por parte da Secretaria do Meio Ambiente. Precisamos resolver esse impasse”, afirma Gabriela. Além da denúncia ao Ministério Público e da proposição da lei, a vereadora vai chamar uma Audiência Pública envolvendo a prefeitura, o Ministério Público, o Conselho Municipal do Meio Ambiente e a sociedade civil organizada. Gabriela justifica que “tem situações irregulares que vem se arrastando há muito tempo no que se refere à proteção aos animais, como a castração gratuita, por exemplo, mas nada se resolve. É preciso uma ação efetiva, um cronograma verdadeiro do que será feito e quando. Nada melhor do que reunir os responsáveis por cada área e de forma transparente, participativa, se chegar a uma solução que possa ser fiscalizada por toda sociedade”, afirmou a vereadora.
Gabriela 3Durante a visita, Gabriela viu chegar ao local uma égua com marcas de maus-tratos e infecção nas narinas. Atualmente sete animais de grande porte estão abrigados no Pinheirinho. “No caso específico dessa égua, parece que já passou pelo CTA anteriormente. Vou acompanhar pessoalmente o caso para garantir que o responsável seja processado e responda na Justiça pelo crime de abandono e maus tratos”, completa. Para a vereadora, a “impunidade nesses caso não pode mais ser tolerada. As pessoas tem que responder por seus atos, temos legislação que embasa a punição e é nossa responsabilidade exigir que seja cumprida”, afirma. A petista disse ainda que está fiscalizando o cumprimento de todos os itens do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre Ministério Público e Prefeitura para adequar o serviço de proteção animal realizado pela Secretaria de Meio Ambiente.
Publicado em: 19/09/2014 12:40:14