Cerca de 800 crianças, do 5º ano do ensino fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares participaram da formatura do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, coordenado pelo 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior – 1ª e 3ª CIA de Policiamento de Araraquara. O evento ocorreu na tarde de quarta-feira, 3 de agosto, no Sesc Araraquara. O vereador Tenente Santana (PSDB) representou a Câmara Municipal. O programa de educação tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o uso das drogas. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxilio para as crianças dizerem não às drogas. “O Proerd é um excelente programa. Acredito que a participação dos meus três filhos no curso os ajudou a dizer não às drogas, já que hoje, infelizmente, é tão presente na vida das crianças e adolescentes. Parabéns aos pais por incentivar seus filhos a participarem do programa; parabéns aos instrutores da Policia que conseguiram levar a consciência e a prevenção para essas crianças”, disse Tenente Santana. Na formatura, os alunos prestam compromisso diante da Polícia, da Escola e da Família de resistir às drogas e à violência por meio de um juramento. Todos os estudantes que concluíram os quase 5 meses do curso do Proerd, com uma aula semanal dentro de suas próprias escolas, receberam certificados, e os que mais se destacaram foram premiados com medalhas. Para o capitão Richard, do 13º Batalhão, “as crianças agora tem a responsabilidade de passarem as informações para frente, pois devem cumprir o papel de multiplicadores”, ressaltou o Capitão que parabenizou a sua equipe pelo trabalho desenvolvido com os alunos. Os estudantes fizeram o curso sob a responsabilidade dos instrutores, Policiais Militares Cabo Santana, Cabo Eliana Xavier e Cabo Gilvaneuza que foram presenteados e aplaudidos por todos. “O sorriso dessas crianças me motiva nesta caminhada”, finalizou o Cabo Santana.
O Início
O Proerd começou com um programa de parceria entre o Departamento de Policia de Los Angeles, nos Estados Unidos e o Distrito Escolar da cidade recebendo o nome D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), em português: Educação para a resistência ao abuso de drogas. Este esforço coorporativo foi guiado por dados estatístico que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimento de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.
Da Califórnia o programa D.A.R.E. expandiu-se para todos os estados norte-americanos e para mais de 40 países. No Brasil, contando com o apoio do D.A.R.E. – Internacional, o programa recebeu o nome de Proerd e, atualmente, é uma realidade em São Paulo e em outros estados brasileiros.
Publicado em: 04/09/2014 18:59:16