Semana Rodolpho Telarolli termina com debate sobre Mobilidade Urbana

Araraquara foi citada como exemplo na organização da rede de transportes e acessibilidade em cidade média

“Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo: Desafios e Possibilidades” foi o tema abordado na tarde da sexta-feira (29) para o encerramento da Semana Rodolpho Telarrolli, realizado no Plenário da Câmara Municipal. O evento foi organizado pela Escola do Legislativo (EL).

O objetivo foi discutir sobre transporte coletivo, dando destaque para as experiências do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e ajudar a população a entender a estruturação espacial e a mobilidade populacional. O vereador Elias Chediek (PMDB) comandou os debates na primeira fase de discussões, como mediador, já a segunda etapa, foi comandada pelo vereador Donizete Simioni (PT).

A Mesa Redonda que fez parte do encerramento da Semana Rodolpho Telarolli 2014, trouxe como palestrantes o Prof. Dr. Rafael Alves Orsi, doutor em geografia pela Unesp/Rio Claro e docente na Unesp/Araraquara, bem como o Prof. Dr. Peter Alouche, que possui pós-graduação na Área de Sistemas de Potência pela USP e atualmente é engenheiro consultor na Headwayx Engenharia.

Em sua exposição, Orsi enfatizou “que mais que transporte público temos que debater a mobilidade urbana, pois, esta envolve falarmos do direito à cidade, como possibilitar a inclusão e a cidadania”. Ainda de acordo com ele, “precisamos e muito entender os vários tipos de modais que temos na cidade e como eles podem ser articulados, afinal, não é com uma solução simples que vamos resolver o problema da mobilidade urbana”, concluiu.

Já Alouche, falou sobre os benefícios do VLT, o qual, na sua visão, transforma a mobilidade urbana, “o VLT tem a grande qualidade de reorganizar a cidade e revoluciona seu entorno”, concluiu.

Publicado em: 03/09/2014 00:00:10