'Farmácia do Posto de Saúde do Universal deve continuar atendendo'

Visualize fotos

Os moradores do Jardim Universal tiveram a informação do fechamento da farmácia da unidade de saúde do bairro, o que desagradou a grande maioria dos usuários. Por conta disso, solicitaram reunião com o vereador Roberval Fraiz (PMDB) e com representantes da secretaria da saúde, o que se concretizou na tarde da terça-feira (26), no Posto de Saúde local.

Um grande número de pessoas foi ouvir os argumentos do coordenador de atenção básica, Aocyr Ellero Júnior e da farmacêutica Adriana Fernandes Rodrigues, gerente das UBSs para entender o que significa a Farmácia Distrital, porém a reunião não pôde ter continuidade, uma vez que se transformou em uma manifestação contra o fechamento da farmácia. Fraiz tentou explicar que o procedimento foi deliberado nas Conferências Municipais de Saúde realizadas em 2011 e 2013, onde participaram representantes da população, trabalhadores da saúde e gestores, mas não conseguiu em consequência de repetidas interrupções e até de tumultos em determinados momentos. Os representantes da secretaria de saúde também não conseguiram se pronunciar. A farmácia deveria ser fechada na quarta-feira (27) e os usuários passariam a pegar os medicamentos no posto de saúde do Parque Residencial Vale do Sol.

Para tentar contornar a situação de revolta, os vereadores Roberval Fraiz e Farmacêutico Jeferson Yashuda (PSDB), que também esteve nas negociações, decidiram tentar uma alternativa momentânea. “Estamos tentando reverter essa determinação e vamos juntos, eu e Jeferson, conversar com o secretário de saúde, Álvaro Guedes, para solicitar que nesse período que transição se mantenha o atendimento dessa farmácia por pelo menos duas horas por dia pra não prejudicar o povo do Parque das Laranjeiras, Universal, Santana, Jardim das Flores, Jardim Helena e Jardim dos Manacás” afirmou Fraiz. Outra decisão foi a elaboração de um abaixo-assinado que será entregue às autoridades solicitando a reversão da decisão, pois os moradores terão que se deslocar por uma grande distância, e, segundo os presentes, “pessoas idosas teriam que atravessar a pista da via de acesso Heitor de Souza Pinheiro e a Avenida 36 (Francisco Sales Culturato) correndo perigo de vida”.

Em virtude disso, os vereadores vão marcar outra reunião envolvendo representantes da comunidade e o secretário da saúde para a entrega desse documento e assim debater as necessidades dos moradores locais e as possibilidades do setor de saúde. O vereador Adilson Vital (PV) também acompanhou as negociações.




Publicado em: 26/08/2014 23:20:03