Vereador apresenta empresa de tratamento de resíduos a gestores do lixo em Araraquara

Unibio detém tecnologia inédita que transforma lixo em gás combustível
Visualize fotos

O vereador Elias Chediek (PMDB) promoveu, na tarde da segunda-feira (25), uma apresentação de tecnologia inédita de tratamento de resíduos urbanos da empresa Unibio Tratare aos gestores do lixo em Araraquara.

O encontro aconteceu nas instalações do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) no aterro sanitário em Araraquara e reuniu o secretário de Agricultura, Fernando Guzzi, o secretário de Meio Ambiente, José Antonio Delle Piagge, o gerente de Resíduos Sólidos, Agamenon Brunetti, além de executivos da Unibio e funcionários das pastas envolvidas.

Falando em nome da Unibio, Wilton Bolsoni apresentou as características e detalhes sobre o sistema de gaseificação UniBio Tratare, que caracteriza-se pela transformação de 97% do resíduo sólido em gás combustível, por meio de um reator de gaseificação em leito fluidizado, em regime anaeróbico. A produção do gás ocorre a partir da gaseificação de resíduos orgânicos, ou alguns inorgânicos, em cuja composição química exista cadeias carbônicas, ou seja, a grande maioria de elementos que visualizamos, com exceção das substâncias minerais inertes. “É praticamente a solução definitiva para a destinação do lixo em nossas cidades”, disse Bolsoni.

Exatamente por ser uma tecnologia nova e patenteada, existe apenas uma planta piloto em funcionamento na cidade de Mauá – SP, e uma planta comercial em fase de construção em Assis – SP, com previsão de término em cerca de um ano. Chediek e os demais participantes do encontro ficaram satisfeitos com a apresentação e decidiram que é preciso definir de uma vez por todas qual é o modelo de tratamento de lixo que mais se adéqua à realidade de Araraquara. “A partir disso será possível definir qual empresa ou tecnologia será pleiteada para se instalar em nosso município”, explicou o vereador.

 

Assessoria de gabinete do vereador Elias Chediek (PMDB)




Publicado em: 26/08/2014 14:12:53