Parlamento Regional Central apoia Movimento dos Prefeitos do Interior

Visualize fotos

Aconteceu na noite da quarta-feira (20), nas dependências da Câmara Municipal de Araraquara, a segunda reunião do Parlamento da Região Central, presidida pela vereadora Edna Martins (PV) e realizada pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp).

A Uvesp tem 37 anos de história no movimento municipalista e realiza ações para levar informação e capacitação técnica para vereadores, servidores e assessores das câmaras municipais do interior do Estado. Preocupada com o índice de rejeição da classe política perante a opinião pública e a grande renovação de vereadores que vem acontecendo em todo estado, que chega a 70%, a Uvesp não está medindo esforços para iniciar uma grande mobilização de vereadores através da criação dos Parlamentos Regionais. As câmaras municipais que participam do Parlamento Regional possuem diversas vantagens. Elas estão mais bem estruturadas para atender as demandas da população e para tratar de assuntos comuns aos vereadores de municípios vizinhos. O Parlamento Regional também contribui para o desenvolvimento simultâneo da região e para a capacitação continuada de seus representantes e servidores através de cursos e encontros, que atendam  toda a região, evitando o gasto com transporte, hospedagem e alimentação. Iniciativas como essa ajuda a fortalecer o poder legislativo perante a sociedade e a mídia falada e escrita, garante a participação da sociedade civil na defesa dos interesses de sua comunidade e no desenvolvimento social, econômico e político da região, promove a solidariedade e a cooperação regional entre municípios, para a empregabilidade, oferta de educação técnica, meio ambiente e outros, além de incentivar a modernização das Câmaras Municipais, para melhorar cada vez mais o atendimento à população no que diz respeito à transparência pública. Para este encontro foram convidadas as 26 câmaras municipais que compõem a macrorregião de Araraquara (Borborema, Cândido Rodrigues, Dobrada, Fernando Prestes, Ibitinga, Itápolis, Nova Europa, Boa Esperança do Sul, Rincão, Santa Lúcia, Guatapará, Ribeirão Bonito, Matão, Ibaté, Américo Brasiliense, Gavião Peixoto, Trabijú, Motuca, Santa Ernestina, Tabatinga, Taquaritinga, Descalvado, Dourado, Porto Ferreira, Santa Rita D´Oeste). O primeiro tema abordado no encontro foi o apoio do Parlamento ao Movimento dos Prefeitos do Interior de São Paulo, mais especificamente à “Carta Aberta à População e à Imprensa” onde os prefeitos reivindicam recursos ao governo federal e estadual em função da crise que as cidades têm enfrentando. Ficou definido ainda que um documento em apoio aos prefeitos será redigido pelo Parlamento Regional Central e encaminhado às alçadas federal e estadual como também à todas as Câmaras municipais para que  possam reproduzir o mesmo na forma de requerimentos, como já iniciado em Araraquara.

Os vereadores também debateram a questão da água e do meio ambiente, a importância e a necessidade da reforma política e a racionalização do consumo para que possamos reduzir a produção de lixo. Além disso, os parlamentares trataram da questão da crise do setor sucroalcooleiro ou sucroenergético e suas consequências para cidades na nossa região. “Já vivemos uma crise com o fechamento da Usina Maringá e outras fusões que acontecerão na região. Coloca-se como tarefa, no momento, o desenvolvimento de um projeto regional capaz de incorporar a mão de obra oriunda deste setor”, destacou Edna Martins. O vereador de Araraquara Elias Chediek (PMDB) também participou do encontro. Ao final da reunião foi criada uma comissão que irá conversar com representantes da Usina Maringá e dos trabalhadores para que se tenha um quadro geral da situação. A Uvesp também assumiu este compromisso junto ao governo Estadual. No próximo dia 17 de setembro acontecerá uma reunião com um representante do governo Estadual e na ocasião os participantes do Parlamento Regional Central terão um relato sobre as conversas realizadas com os outros setores.

 

Assessoria de gabinete da vereadora Edna Martins (PV)




Publicado em: 25/08/2014 15:24:26