Dia Municipal do Maçom é celebrado na Câmara

Delegado Antonio Luiz de Andrade é homenageado com Diploma de Honra ao Mérito
Visualize fotos

No Dia Municipal do Maçom, celebrado em 20 de agosto, a Câmara Municipal prestou homenagem ao delegado de Polícia Antonio Luiz de Andrade, com a outorga do Diploma de Honra ao Mérito. A solenidade fez parte da XXXI Semana Maçônica e reuniu vereadores, autoridades e membros da Maçonaria de Araraquara e região.

A iniciativa para a homenagem foi do vereador Dr. Lapena (PSDB). De acordo com ele, “é uma honra homenageá-lo; trata-se de um marido e pai exemplar e um delegado de polícia que há 30 anos luta pela nossa segurança, e esta simples, porém significativa e merecida homenagem, é pelo conjunto da obra, por tudo que ele representa”.

 

Merecimento

O vereador João Farias (PRB), presidente da Câmara, destacou “ser um dia duplamente feliz porque estamos homenageando os maçons e concedendo um Diploma a quem tem muito merecimento”. Para João Farias, Andrade “é um homem sério, respeitável e competente que sempre tratou a todos com carinho e respeito, honrando e dignificando sua função”.

O presidente da Câmara salientou que a atuação do delegado Andrade “reforça os princípios da Maçonaria; ele sempre teve um grande desempenho mesmo com todas as dificuldades, fazendo um esforço inigualável e exemplar para trabalhar pela segurança de toda a população, e essa homenagem se estende a toda a Polícia Civil”.

Também destacaram o trabalho e a personalidade do homenageado Paulo Dimas, coordenador municipal de Administração, que representou o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB); e, Elton Hugo Negrini, delegado de Polícia, que representou Fernando Giaretta, delegado Seccional de Araraquara.

 

Emoção

Emocionado com a honraria recebida, Andrade frisou que “temos momentos de trabalho, momentos de plantar e de colher, e momentos como este que é de agradecer”. Segundo ele, “fiquei surpreso e alegre; surpreso por achar que outras pessoas poderiam estar no meu lugar e alegre com esse honroso Diploma, pelo carinho e reconhecimento, que é a maior retribuição que se pode receber por nosso trabalho”.

Andrade disse que “o policial trabalha em equipe, por isso quero dividir esse prêmio com os policiais que sempre me ajudaram; esse é um dia de lembrar de pessoas importantes, é uma homenagem inesquecível que me deixou muito emocionado”. Ele agradeceu à família e aos amigos que sempre o apoiaram.

Também compareceram os vereadores Farmacêutico Jeferson Yashuda (PSDB), vice-presidente da Câmara; Jair Martineli (PMDB), segundo-secretário; e, Elias Chediek (PMDB); Osvaldo Giglio, presidente do Conselho de Veneráveis Mestres da Maçonaria de Araraquara (Comara); Paulo Afonso Brandão De Angeli, Venerável Mestre da Loja Caridade Universal III; e dezenas de maçons.

 

Maçonaria

O termo maçonaria é de origem francesa (maçonnerie) e significa construção. Por extensão, seu significado é associação de pedreiros. Isso porque os primeiros maçons eram os construtores, arquitetos, engenheiros e empreiteiros na Idade Média. Em sua origem a Maçonaria era uma sociedade secreta vinculada às ideias do laicismo humanitário e liberal do Iluminismo.

A Grande Loja de Maçonaria foi criada na Inglaterra em 1717, unindo quatro lojas londrinas. O líder eleito era o Grão-Mestre. Aberta a todos as crenças religiosas, a Maçonaria rapidamente ganhou o mundo. Estima-se que hoje haja cerca de 6 de milhões maçons. No Brasil, são 400 mil maçons distribuídos por mais 5 mil lojas. Em Araraquara, a primeira loja maçônica foi implantada há 100 anos.

Identificada com os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, a Maçonaria teve participação fundamental na Revolução Francesa, Independência dos EUA e em importantes episódios da história do Brasil, como a Proclamação da Independência, a libertação dos escravos, Proclamação da República e Inconfidência Mineira, entre outros.




Publicado em: 21/08/2014 19:41:49