Haydée Mannelli é homenageada no Dia Municipal de Defesa das Prerrogativas da Advocacia Araraquarense

Visualize fotos

A Câmara Municipal de Araraquara realizou Sessão Solene na segunda-feira (11), Dia do Advogado, no Plenário da Sede do Legislativo, para celebrar o Dia Municipal de Defesa das Prerrogativas da Advocacia Araraquarense, instituído no Calendário Oficial de Eventos do Município pela Lei Municipal nº 8176, de autoria do vereador e presidente da Câmara, João Farias (PRB). A Sessão foi realizada em conjunto com a 5ª Subsecção da OAB de Araraquara, sendo homenageada nessa primeira celebração da data a primeira mulher presidenta da 5ª Subsecção da OAB de Araraquara, a advogada Haydée Mannelli da Silva em reconhecimento aos bons serviços prestados à advocacia e à sociedade araraquarense.

A Sessão Solene foi presidida pelo vice-presidente, vereador Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB), que compartilhou a Mesa principal com Eduardo Correa Sampaio, secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura, representando o prefeito Marcelo Barbieri; João Milani Veiga, presidente da 5ª Subsecção de Araraquara da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Ricardo Toledo Santos Filho, diretor adjunto de Direitos e Prerrogativas Profissionais da OAB São Paulo; e a homenageada Haydée Mannelli da Silva.

Também estiveram presentes o vereador Elias Chediek (PMDB) e a esposa Regina Chediek, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Araraquara; Geani Trevisoli, suplente do PV, representando a vereadora Edna Martins; Wellington Pinto, ex-presidente, ex-conselheiro, ex-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina e ex-secretário da OAB estadual; Nilson Pompeu, presidente do Conselho Regional de Prerrogativas da 12ª Região; Lincoln José Guidolim, secretário adjunto da OAB de Araraquara; Adriana Galhardo Antonietto, secretária geral da OAB de Araraquara; Tiago Romano, tesoureiro da OAB de Araraquara; Celso F. Rocca, membro do Conselho de Prerrogativas e da Comissão de Ensino Jurídico de São Paulo; e as advogadas Josemara Veiga Ruiz e Lívia Cristina Campos Leite, membros da Comissões de Direitos Humanos e de Prerrogativas.

Em seu pronunciamento, Veiga disse que “para o fortalecimento de nossas prerrogativas solicitamos a inclusão no Calendário do Município este Dia Municipal, anualmente comemorado em 11 de agosto, Dia do Advogado. Nesta primeira celebração da data agradecemos imensamente esta Casa e o autor do projeto, o presidente João Farias, e a aprovação por unanimidade dos vereadores. Assegurar o respeito às prerrogativas profissionais dos advogados significa salvaguardar os direitos dos cidadãos. O exercício da advocacia tem legitimidade constitucional e visa concretizar a Justiça. As prerrogativas permitem ao advogado exercer a profissão com total liberdade e independência na defesa do cliente”.

Em seguida, foi exibido um vídeo produzido pelo setor de Comunicação da Câmara sobre a vida da homenageada. Representando o presidente da OAB-SP, Dr. Ricardo Toledo Santos Filho, disse que “esta região tem sido muito ativa na defesa das nossas franquias profissionais. É uma noite de congratulação a uma advogada especial na Comarca, a Dra. Haydée. Justíssima homenagem”. O presidente da Câmara e autor do projeto, vereador João Farias (PRB), teve que viajar para a Capital, mas deixou gravado em vídeo sua mensagem saudando os advogados, em especial a homenageada da noite. “País nenhum do mundo consegue consolidar a democracia se o trabalho dos advogados, aqueles que são responsáveis por garantir a ampla e irrestrita defesa de todos aqueles que, por algum motivo, tenham que responder à Justiça. Garantir as prerrogativas dos advogados é a certeza de que o Brasil vai continuar crescendo para ser um país mais democrático e cidadão. O Poder Legislativo local reconhece em cada advogado de nossa cidade uma importância fundamental para que Araraquara continue a se desenvolver e o Brasil poder dizer que aqui existe justiça, pois não há justiça se não houver o operador do Direito”, disse Farias. Representando o prefeito, Sampaio elogiou a iniciativa do presidente da Câmara. “Feliz a ideia do presidente João Farias de instituir este Dia Municipal e mais feliz a OAB em indicar para esta primeira homenagem a Dra. Haydée, advogada exemplar e atuante, primeira mulher presidente da OAB de Araraquara e que merece todo nosso respeito e admiração”, declarou.

Em seu pronunciamento, o Farmacêutico Jéferson Yashuda disse que a homenageada “é um exemplo de advogada, um espelho profissional, que dignifica a profissão. Uma advogada que sempre pautou a vida no trabalho com honestidade e na justiça. Uma trajetória sempre muito firme, um exemplo de retidão a ser seguido, não só pelos advogados, mas todos os cidadãos.”

Emocionada, após receber a placa comemorativa, Haydée disse estar profundamente agradecida pela homenagem recebida. “Reconheço aqui o empoderamento do advogado araraquarense que Vossas Excelências acresceram com a Lei 8176, de 8 de abril de 2014. Refirmo minha eterna gratidão que guardo na alma pelo supremo galardão da minha condição feminina por ter sido a primeira mulher presidenta da 5ª Subsecção de Araraquara da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”.

 

Haydée Mannelli da Silva

Advogada natural de Araraquara, onde nasceu aos 28 de agosto de 1930, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Araraquara no ano de 1973. Como advogada militante atuou, preponderantemente, na área cível. Teve destaca militância dentro da OAB. Foi a primeira mulher presidenta da 5ª Subsecção de Araraquara, eleita para a gestão 1991 a 1993. Na década de 1980 integrou a Diretoria da 5ª Subsecção por três gestões sucessivas, duas vezes como secretária e uma vez como vice-presidente. Em São Paulo, com a criação da Comissão da Mulher Advogada, o que se deu durante a realização do 1º Congresso Estadual da Mulher advogada, realizado na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em 1987, na gestão do Dr. Antonio Claudio Mariz de Oliveira, que contou com a valorosa atuação como primeira-secretária da insigne advogada Norma Kyriakos, passou a integrar essa Comissão por sucessivas gestões.

Em Araraquara, no ano seguinte ao referido Congresso, fez realizar um evento denominado “Retrospectiva do 1º Congresso Estadual da Mulher Advogada”, ao qual compareceram figuras eminentes, ratificando as teses que no Congresso foram expostas servindo de norte à defesa dos direitos da mulher. Em 2002, coordenou o Encontro Regional da Mulher Advogada, evento realizado em Araraquara, no Hotel Fazenda Salto Grande. Representando a Seccional Paulista da OAB foi secretária do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca), bem como sua presidente interina dentro da gestão 1999 a 2003. Foi conselheira em 1998 da Febem, hoje Fundação Casa. Em Araraquara, representando a 5ª Subsecção da OAB, consagrou-se presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araraquara (Comcriar) por dois mandatos consecutivos, de 1994/1998. Durante a segunda gestão foi realizado o seminário “Lugar de Criança é na Escola”, cujo encerramento se deu no Teatro Municipal de Araraquara, com a entrega da “Carta de Araraquara”, à então primeira dama do país, Dra. Ruth Cardozo.  Foi membro da Diretoria da ONG araraquarense Cedro Mulher – pelos direitos da mulher.




Publicado em: 15/08/2014 21:24:50