Vereador recebe estudo do professor Tampellini

Elias Chediek (PMDB) se reúne com professor e arquiteto para fazer um diagnóstico sobre situação de fontes e chafarizes
Visualize fotos

O vereador Elias Chediek (PMDB) irá convidar as secretarias municipais de Obras, Cultura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano e Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico de Araraquara (Comphara) em busca de informações que possam subsidiar um projeto para a recuperação de fontes e chafarizes nas praças da cidade.

A ideia surgiu após reunião com Rogério Belmiro Tampellini, professor e pesquisador, e João Paulo Papandré Lemos, arquiteto, que apresentaram um levantamento sobre a situação destes equipamentos em diversas regiões da cidade. O estudo intitulado “Águas Históricas de Araraquara” aponta que dezenas de fontes e chafarizes existentes, apenas uma está ativada e bem conservada, a da Praça do Daae.

De acordo com o estudo, há sete fontes luminosas depredadas e três foram demolidas. “Desde que foram abandonadas pelo poder público, as praças deixaram de ser frequentadas pelas famílias e viraram reduto de marginais”, afirma Tampellini. “Descaracterizaram as praças, que eram pontos de encontro das pessoas e simbolizavam qualidade de vida”, completa Lemos.

Tampellini e Lemos defendem uma parceria entre poder público, iniciativa privada e a sociedade em geral para recuperar essas áreas como forma de resgatar parte da história da cidade e pensar no futuro visando melhor qualidade de vida com a criação de mais opções de lazer e cultura nas praças araraquarenses.

Para Chediek, “a ideia é excelente, Araraquara tem uma tradição de belas praças que sempre foram espaços de lazer e convivência; precisamos ser práticos e estudar formas para concretizar esse projeto, pois há uma série de aspectos a serem levados em conta”. O vereador considera ser “importante recuperar a história de nossa cidade representada em nossas praças”.




Publicado em: 15/08/2014 21:16:41