Vereador mostra estudo do VLT para professor

Dimas Deleo, professor de Física, estuda problemas e soluções para cidades

Na tarde de quarta-feira (6), o vereador Elias Chediek (PMDB) recebeu o professor de Física Dimas Deleo para mostrar o estudo que desenvolve sobre implantação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na linha férrea que corta a cidade. Deleo é estudioso autodidata sobre o tema “Cidades – problemas e soluções” e diz que considera um verdadeiro absurdo Araraquara ter adotado o sistema de transporte urbano com ônibus a diesel em detrimento do tróleibus. “Grandes cidades do Brasil e do mundo estão adotando ônibus elétricos agora, enquanto nossa cidade preferiu se livrar deles.” Por considerar Araraquara uma cidade de vanguarda, ele desenvolveu um projeto de transporte coletivo que contempla a criação de mais um terminal de integração na Praça de Santa Cruz, com ligação subterrânea por meio de esteiras rolantes até o atual terminal central. “Assim os ônibus não precisariam circular pelo Centro da cidade, reduzindo assim a poluição e acelerando o fluxo de veículos”, explica. Após conhecer todos os dados levantados pelo Vereador, que também é ferroviário aposentado, tais como estrutura de transporte público atual e a necessária para o futuro, custos, problemas enfrentados, entre outros, Deleo disse que achou muito interessante, principalmente pelo baixo custo de implantação em Araraquara, que já tem mais da metade da estrutura (trilhos e área) à disposição.

Chediek disse que convidou Deleo para conhecer o VLT porque ele se mostrou verdadeiramente interessado no tema da mobilidade urbana e pode contribuir com sugestões. “A participação do cidadão em todos os setores do Governo é fundamental, desde que surjam críticas construtivas, que agreguem conhecimento e melhorias em nosso trabalho”, disse.

Assessoria de gabinete do vereador Elias Chediek (PMDB)

Publicado em: 07/08/2014 14:11:22