Araraquara celebrará anualmente, em 8 de outubro, o Dia da Cultura Nordestina. O novo evento incluído no Calendário Oficial do Município foi criado a partir de projeto de lei do vereador Pastor Raimundo Bezerra (PRB), aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária de terça-feira (5) da Câmara Municipal.
Natural de Oeiras, cidade localizada na região central do Estado do Piauí, e residindo em Araraquara desde 1998, Pastor Raimundo justifica o projeto destacando que “devido às adversidades do tempo ou a situações econômicas desfavoráveis, o nordestino é obrigado a emigrar para outras regiões e pode ser encontrado trabalhando duro em todo o país”. De acordo com ele, “o nordestino é originário da mistura de diversos povos; o resultado desta miscigenação, aliado às características da terra, do clima e às condicionantes econômicas, acabou conferindo a ele um sentido de luta e o desejo e a certeza de vencer; e, é visível seu apego às tradições mais remotas e a um folclore belíssimo e bastante variado”.
O vereador salienta que “apesar, muitas vezes, das adversidades do tempo e da terra, o nordestino conserva os costumes, tradições e história, através do artesanato, artes plásticas, arquitetura, música e preservação dos seus monumentos históricos. Pastor Raimundo lembra que “o Nordeste foi o palco do Descobrimento do Brasil, e foi lá que se deu início a primeira atividade econômica do país, a extração do pau-brasil”. Pastor Raimundo frisa outros aspectos históricos e culturais que marcam o Nordeste, destacando a resistência à escravidão com o Quilombo dos Palmares; os sertanejos; vaqueiros; repentistas e violeiros; jangadeiros; grandes músicos; poetas; escritores; e, compositores. “O Nordeste é a terra de grandes expoentes que enriquecem ou enriqueceram o cenário brasileiro e internacional”, conclui.
Publicado em: 06/08/2014 11:43:30