“Não quero ser chamado de artista, eu sou um arteiro, arteiro do mato”, disse o artista plástico Lodier Lourenço Perussi, de 70 anos. Ele começou a esculpir em raízes e galhos de árvores, desde os 8 anos, e não parou mais. É por conta da simplicidade, mais a peculiaridade em suas obras, que a Câmara Municipal de Araraquara vai expor suas obras. A abertura será nesta terça-feira (5), às 15 horas, no saguão cultural do Legislativo.
Perussi, ou Iêié, como é conhecido, mora num modesto sítio em Guarapiranga, distrito de Ribeirão Bonito, onde, em meio às árvores e ao som dos pássaros desenvolve a arte Naífe - arte produzida por artistas sem formação acadêmica. A técnica foi uma descoberta de sua filha, Eliane Perussi, que há cinco anos passou a estudar e pesquisar a especialidade de Iêié.
Cerca de 20 obras, entre as mais de 500 produzidas pelo artista, serão expostas na Câmara; todas inspiradas na natureza, nos pássaros e animais fantasiosos.
Para Iêié, esta exposição traz mais uma alegria de ver o seu trabalho reconhecido. “Já participei de algumas exposições como na Feira de Ciência em São Carlos e na Casa da Cultura em Araraquara, mas esta é diferente. Quero, a partir daqui, começar a comercializar as peças pensando em melhorar a qualidade de vida da minha família, que vive apenas da agricultura familiar”, disse o artista, que, de quando começou a esculpir, jamais comercializou as peças por acreditar se tratar de um dom dado por Deus.
A exposição que tem entrada franca, estará aberta também para alunos das redes de ensino da cidade, com data e horários programados. Ela segue até 30 de agosto, das 9 às 18 horas.
Serviço
Exposição “O Arteiro do Mato”
Local: Câmara Municipal de Araraquara
Abertura: 5 de agosto, às 15 horas
Visitação: Até 30 de agosto, das 9 às 18 horas, entrada gratuita
Publicado em: 04/08/2014 13:45:34