'Arteiro do Mato' expõe suas obras na Câmara Municipal

Abertura será nesta terça feira (5), às 15 horas
Visualize fotos

“Não quero ser chamado de artista, eu sou um arteiro, arteiro do mato”, disse o artista plástico Lodier Lourenço Perussi, de 70 anos. Ele começou a esculpir em raízes e galhos de árvores, desde os 8 anos, e não parou mais. É por conta da simplicidade, mais a peculiaridade em suas obras, que a Câmara Municipal de Araraquara vai expor suas obras. A abertura será nesta terça-feira (5), às 15 horas, no saguão cultural do Legislativo.

 

Perussi, ou Iêié, como é conhecido, mora num modesto sítio em Guarapiranga, distrito de Ribeirão Bonito, onde, em meio às árvores e ao som dos pássaros desenvolve a arte Naífe - arte produzida por artistas sem formação acadêmica. A técnica foi uma descoberta de sua filha, Eliane Perussi, que há cinco anos passou a estudar e pesquisar a especialidade de Iêié.

 

Cerca de 20 obras, entre as mais de 500 produzidas pelo artista, serão expostas na Câmara; todas inspiradas na natureza, nos pássaros e animais fantasiosos.

 

Para Iêié, esta exposição traz mais uma alegria de ver o seu trabalho reconhecido.  “Já participei de algumas exposições como na Feira de Ciência em São Carlos e na Casa da Cultura em Araraquara, mas esta é diferente. Quero, a partir daqui, começar a comercializar as peças pensando em melhorar a qualidade de vida da minha família, que vive apenas da agricultura familiar”, disse o artista, que, de quando começou a esculpir, jamais comercializou as peças por acreditar se tratar de um dom dado por Deus.

 

A exposição que tem entrada franca, estará aberta também para alunos das redes de ensino da cidade, com data e horários programados. Ela segue até 30 de agosto, das 9 às 18 horas.

 

Serviço

Exposição “O Arteiro do Mato”

Local: Câmara Municipal de Araraquara

Abertura: 5 de agosto, às 15 horas

Visitação: Até 30 de agosto, das 9 às 18 horas, entrada gratuita




Publicado em: 04/08/2014 13:45:34