Vereador viabiliza demonstração de equipamento para portadores de paralisia cerebral

Visualize fotos

Dando sequência ao compromisso de apresentar um equipamento que pode melhorar a mobilidade de pessoas com paralisia cerebral, ou com lesões neuromusculares, foi realizado um encontro entre os idealizadores do aparelho e as famílias interessadas. A reunião organizada pelo vereador Edio Lopes (PT) aconteceu nas dependências do salão de festas da União dos Deficientes Físicos de Araraquara (Udefa) na sexta-feira (25).

Foi feita uma apresentação técnica do produto e exibido um vídeo com os resultados obtidos através de testes realizados pela Universidade de Alfenas e pela Federal de Alfenas em Minas Gerais, na Universidade Federal de São Carlos e Uniara em Araraquara. Gráficos com pesquisa de resultados apontaram as melhorias na postura dos usuários, o que gerou melhor qualidade vida, mostraram a evolução de crianças, que segundo o fisioterapeuta Renan Botega, proporcionaram a condição de marcha, ou seja, de andar sozinhas. “Esse equipamento vem melhorando a mobilidade da criança, a força dela, e gera uma perspectiva melhor de vida dessa criança”, disse Botega, que se emocionou com momentos gerados pela reunião, revelando inclusive que o aparelho foi desenvolvido para uma criança chamada Vitória, a pedido da mãe, e que hoje pode ajudar mais pessoas com os mesmos problemas. Uma criança que estava acompanhando com o pai a reunião pediu para experimentar o andador e mexeu com a emoção de todos, pois conseguiu andar sozinha e dominar o aparelho. Augusto Ferreira da Silva Neto, um garotinho de 12 anos, portador de paralisia cerebral, sem querer, demonstrou aquilo tudo que havia sido apresentado e foi aplaudido por todos. Seu pai, Ronaldo Ferreira da Silva, ficou feliz com o que aconteceu e disse: “Pra quem nunca viu ele andar sozinho, pega um aparelho desses e vê ele se movimentar, é muito bom”.

Lopes foi outro que ficou tocado com cena e agora mobiliza uma nova etapa para que todos que possam utilizar o equipamento sejam cadastrados. Segundo ele, a ideia é centralizar esse trabalho em uma só entidade para se ter um controle maior. Lopes revelou que duas crianças serão agraciadas com os andadores imediatamente. “Pra mim, só de atender duas crianças, valeu todo o esforço do nosso gabinete, da empresa e da associação. Valeu só por ver a felicidade da criança e da família”, avalia satisfeito o vereador. Os aparelhos não terão custo para as famílias, pois a proposta e compromisso do fabricante é buscar empresas privadas que poderão fazer doação de parte de seu imposto de renda devido para entidades cadastradas, uma forma legal e um caminho mais curto para que muitos possam ser beneficiados.




Publicado em: 28/07/2014 20:56:33