A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara promove nesta semana, nos dias 23 e 24 de julho, o Seminário “Água no Século XXI: Desafios e Soluções”- Lutar pelo uso eficiente da água disponível é lutar por um futuro para todos.
Serão duas mesas redondas com a participação de renomados especialistas. Na abertura, dia 23, das 19 às 22 horas, no Plenário da Câmara, o tema “Gestão das Águas no Brasil: Desenvolvimento e Escassez” será debatido pelos palestrantes Leandro Contri Camparelli (AIIEGA e mestre em Engenharia Urbana) e Zildo Gallo (Uniara). Nesta Mesa, além da gestão das águas, desenvolvimento sustentável e escassez, os professores devem discutir o significado do conceito de bacia hidrográfica, exemplificando com a Bacia do Tietê-Jacaré.
A segunda Mesa Redonda, no dia 24, também no Plenário da Câmara, das 14 às 17 horas, o tema “Recursos Hídricos em Araraquara: Balanços e Cenários” será debatido pelos especialistas Adalberto Gonçalves Cunha (Uniara) e Jorge Luiz Carizia (Cesteb). Esta Mesa terá seu foco no Aquífero Guarani: condições atuais, vulnerabilidade, potencialidade e as responsabilidades dos agentes público e privados.
A presidente da Escola do Legislativo de Araraquara, a vereadora Edna Martins (PV), destaca a importância deste Seminário. “Vivemos um período de mudanças climáticas. Já percebemos alterações no ciclo hidrológico que têm provocado tanto inundações quanto falta de chuvas, e crise no abastecimento de água potável. Esse cenário apresenta novos desafios que requerem aprofundar o conhecimento sobre a questão da água”, disse a vereadora.
Presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Urbano Ambiental da Câmara, Edna Martins foi responsável por conduzir o debate com a sociedade sobre a revisão do Plano Diretor, que teve um capítulo especial sobre a preservação dos recursos hídricos. “Araraquara está situada em uma região de recarga de uma das maiores reservas de água doce do planeta, o Aquífero Guarani. Aqui o Aquífero está bem próximo da superfície, o que exige medidas especiais de proteção para evitar os diversos tipos de contaminação que podem afetar a água subterrânea armazenada. Este seminário organizado pela Escola do Legislativo pode resultar em propostas para políticas públicas de gestão e preservação da água em Araraquara e região”, afirmou Edna.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia e local do evento, que terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (Canal 17 – Net Digital e Canal 98 – Net Analógica) e também na Internet pelo site da Câmara Municipal: www.cmararaquara.sp.gov.br.
Palestrantes
Prof. Leandro Contri Campanelli
Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar (2008). Especialização em Gestão Ambiental (Pós-Graduação Lato Sensu) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2010). Mestrado em Engenharia Urbana pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU) da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2012). Atualmente é biólogo da empresa Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental (AIIEGA) e professor do Curso Técnico em Controle Ambiental oferecido pelo Centro de Educação Tecnológica Ambiental (CETA), em parceria com a AIIEGA, em São Carlos (SP). Desenvolve atividades de consultoria na área de gestão de recursos hídricos (bacias hidrográficas) e de limnologia.
Prof. Zildo Gallo
Possui doutorado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor do Centro Universitário de Araraquara. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento sustentável, políticas públicas, meio ambiente, ética econômica, economia solidária e cooperativismo.
Prof. Adalberto Gonçalves Cunha
Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Araraquara e especialista em Educação pela mesma Instituição em Biologia Celular e Histologia aplicada às Ciências Biológicas e da Saúde pela Escola Paulista de Medicina. Atualmente desenvolve trabalho de pesquisa na área ambiental, intitulado “Análise das empresas da região de Araraquara e suas relações com a questão ambiental”.
Prof. Jorge Luiz Carizia
Engenheiro e Gerente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cesteb) de Araraquara.
Publicado em: 22/07/2014 12:25:01