As Guerreiras Grenás, como são conhecidas as atletas do time de Futebol Feminino de Araraquara – Ferroviária/Fundesport foram homenageadas na noite da quinta-feira (17), no Centro Internacional de Convenção “Dr. Nelson Barbieri”, pela Câmara Municipal, com medalhas de Mérito Desportivo pelas conquistas dos Jogos Regionais e Campeonato Paulista 2013 e Copa do Brasil 2014. A homenagem foi uma indicação do vereador Jair Martineli (PMDB). Durante a solenidade, que contou com cerca de 200 pessoas, foram expostos vídeos em homenagem às atletas, bem como apresentação de músicas pela Banda Marcial Olavio Felippe “Dragões de Araraquara”, que também tocou o Hino Oficial das “Guerreiras Grenás”, de autoria da goleira Bruna de Almeida. A apresentação foi uma surpresa, já que nem a autora da música, nem as autoridades, sabiam do fato. Este foi só um dos momentos de emoção no evento.
Para Martineli, que acompanha o trabalho e desempenho das atletas desde 2009, onde atuou como Secretário de Esportes, as meninas são merecedoras da homenagem. “Elas tiveram muitas dificuldades no inicio, mas conseguimos melhorar a estrutura da equipe para que pudessem chegar onde estão, e não foi fácil pra elas”, enfatizou. Ele ressaltou a evolução histórica das jogadoras. “Vocês foram e são guerreiras, por isso merecem o melhor. Sei que vocês querem mais, então, que venha a Libertadores.” A jogadora, Marina Toscano Aggio, que falou em nome das atletas, contou a história do time, desde o seu inicio. Ela também ressaltou as dificuldades enfrentadas pelas meninas dentro de campo, num esporte marcado pelo sexo masculino. “Esta homenagem não é somente ao futebol feminino; mas, é para nos mulheres, que lutamos todos os dias por uma igualdade de gênero no esporte e na sociedade”, afirmou.
O secretário de Governo, Orlando Mengatti Filho, que representou o prefeito Marcelo Barbieri, evidenciou a importância do trabalho do técnico do time, Douglas Onça, no comando das meninas em campo. “A dedicação que vocês têm faltou para o nosso time de futebol masculino na Copa do Mundo, e isso faz diferença. É só com muito treino e determinação que se ganha títulos e isso vocês fazem muito bem. Parabéns pelo exemplo”, frisou. De acordo com Aluísio Braz, o Boi (PMDB), que falou em nome da Câmara, muitas pessoas estão envolvidas nos bastidores e são indispensáveis para dar suporte às atletas. “Entre essas pessoas está o vereador Jair Martineli, que hoje constrói sua história como Vereador, mas será lembrado como o grande Secretário que ajudou o time das meninas a chegar aonde chegou", enfatizou.
Ele também ressaltou a determinação das jogadoras, que levam o nome da cidade por onde passam. “É legal ouvir das pessoas de fora, envolvidas com o esporte, que a nossa cidade tem grandes atletas. Elas tem que ser homenageadas sim, pois levam o nome de Araraquara por onde passam”, completou. Entre as autoridades presentes, também participaram o vereador Elias Chediek (PMDB); patrocinadores do time de Futebol Feminino; atletas de outras modalidades esportivas e ex-jogadoras do time de Araraquara, como as atletas Andrea Rosa, que jogou entre os anos de 2001 a 2011 - hoje joga em um time da Noruega e a Kémily Mathias, que jogou de 2006 a 2008 - hoje atua no Vitória de Santo Antão.
Publicado em: 21/07/2014 11:42:00