Vereador apura denúncias de caça ilegal e maus-tratos a cães em assentamento

Visualize fotos

Aproximadamente 30 cães, num pequeno cercado, presos por correntes, em árvores e filhotes soltos em uma chácara do Assentamento Monte Alegre, localizado no Distrito de Bueno de Andrada, onde assentados mantêm suas hortas. No terreno de terra batida, um caldeirão com gordura, miúdos e tripas de animais, restos de carne e fezes pelo chão; nuvens de mosquitos e um crânio de javali. Esse foi o cenário encontrado pelo vereador William Affonso (PDT), que foi ao local apurar denúncia de caça ilegal e maus-tratos a animais.

O parlamentar conta que, além de ligações telefônicas relatando supostos maus-tratos e caça ilegal por parte de um assentado, foi procurado em seu gabinete por pessoas indignadas com a situação. Ele, então, acionou a Polícia Ambiental para dar suporte a sua equipe durante a visita. Chegando lá, Affonso não encontrou o responsável pelos cães, mas vistoriou as instalações e conversou com moradores.   Segundo os policiais ambientais, a caça de javali é permitida desde que o caçador tenha autorização para tal atividade. Além disso, mesmo sem a licença, se o animal morto for encontrado no local, nada pode ser feito contra o assentado, que poderá sofrer consequências apenas se for pego em flagrante durante a caça.

O vereador William Affonso vai verificar se os animais têm acompanhamento veterinário, já que constatou que alguns deles estão machucados.

Em relação à caça a javalis e outros animais, “vamos encaminhar o caso para a vigilância sanitária para averiguação de abate clandestino e venda ilegal de carne, já que o destino destas carcaças pode ser algum estabelecimento da região. De qualquer forma, encaminharei também à promotoria do meio ambiente para que eles possam investigar o caso”, conclui Affonso.




Publicado em: 02/07/2014 15:43:42