A Escola do Legislativo de Araraquara e a Fundação Araporã firmaram parceria em reunião realizada na quinta-feira (26), no Anexo da Câmara Municipal “Vereadora Deodata do Amaral”, com a participação da presidente da Escola do Legislativo (EL), vereadora Edna Martins (PV), da diretora Acadêmica da EL, Alessandra Santos Nascimento, e dos representantes da Araporã, Robson Rodrigues (presidente), Graziela Lima (vice-presidente), Felipe Dias e Guilherme Cardoso (membros da Fundação).
A Fundação Araporã é uma instituição civil que tem por objetivos o desenvolvimento de pesquisas e cursos de formação na área da temática indígena e atua em parceria com instituições como o Mapa – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara – e o Museu Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria”.
A Fundação buscou parceria com a Escola do Legislativo por existir afinidades nos objetivos do processo educacional para a cidadania com respeito à diversidade cultural.
A diretora Acadêmica da EL, Alessandra Nascimento, lembra que a Lei nº 11.645/08 traz a necessidade de repensar o ensino de história, exigindo que as escolas e os educadores sejam capazes de promover diálogos interculturais enfocando a história das populações indígenas do Brasil com a perspectiva de sujeitos dessa história.
Ficou acertado que a primeira atividade em parceria será a promoção de um Concurso de Redação cujo tema envolverá os povos indígenas. A Escola do Legislativo foi vista como instituição importante para articular e aproximar a Fundação de instituições que trabalham com a educação pública em Araraquara, a saber: Diretoria Regional de Ensino e Secretaria Municipal de Educação.
A promoção do Concurso de Redação será o ponto de partida de um trabalho com a temática indígena em Araraquara – atualmente restrita ao espaço acadêmico da universidade – para sensibilizar estudantes e seus familiares, professores e gestores escolares a respeito da existência de uma história da população indígena no município.
Edna Martins falou da importância do resgate da história dos povos indígenas. “A proposta do Concurso com a temática indígena possibilita que a diversidade cultural e étnico-racial seja trabalhada de forma a promover o reconhecimento das contribuições culturais e sociais desses povos e sua inserção como cidadãos. Como a Escola do Legislativo também se preocupa com a valorização da diversidade é oportuno que ela e a Fundação Araporã possam trabalhar em parceria, afinal, ambas reconhecem a importância dessa abordagem para a educação”, afirmou.
Publicado em: 27/06/2014 20:37:23