Vereador compõe Mesa Redonda sobre álcool e drogas no Senac

Discussão debateu aumento do consumo de álcool e drogas entre os jovens
Visualize fotos

Na manhã de sexta-feira (27), o vereador Elias Chediek (PMDB) compôs a Mesa Redonda que debateu “O aumento do consumo de bebidas alcoólicas e demais drogas entre os jovens de Araraquara”, no auditório do Senac. O evento fez parte da Semana Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, promovido pelo Comad. Também compuseram a Mesa o advogado, jornalista e empresário, Valmir Moreira; a coordenadora de Políticas Educacionais, Inês Rodrigues; a coordenadora do “Amor Exigente”, Maria Lucia Gil; e a coordenadora do Centro de Recuperação de Jovens e Adolescentes (CRJA), Luciana Castro.

Iniciando a conversa, Maria Lucia abordou a questão de como as bebidas alcoólicas estão inseridas no cotidiano dos jovens causando danos que podem ser permanentes e conduzindo ao vício de maneira muito precoce.

Inês lembrou que o trabalho da Educação, que é uma referência em Araraquara, é mostrar as opções e os limites, pois desde a infância o cidadão já sabe fazer suas escolhas, daí a importância de debates assim.

Moreira destacou a influência negativa da mídia no consumo de álcool e outras drogas, como tabaco, lembrando propagandas como de cigarro que transmitem ilusões de consumo associado a bem estar e sucesso pessoal, quando na verdade é sabido que ocorre o contrário.

Luciana contou alguns casos que ocorrem no CRJA de famílias completamente desestruturadas por conta do consumo de álcool, de forma que se torna comum o uso dessas substâncias desde a infância no seio familiar.

Falando em nome da Câmara, Chediek disse que a bebida e as drogas são um fator que aliena o cidadão cada vez mais cedo, de forma a não deixar que se forme um senso crítico sobre ações do Governo, pois o ser humano passa a acreditar que o importante é sentir prazer, seja por meio das drogas, álcool ou sexo precoce. “Acredito que falta a presença de coisas mais profundas na formação dos jovens, como uma crença em Deus, e as práticas saudáveis de vida em família”, atestou.




Publicado em: 27/06/2014 17:55:33