Copa Interbairros: 'Ganharam a cidade e o esporte'

Visualize fotos

O estádio tem o mesmo visual e a qualidade daqueles usados na copa do mundo. Um verdadeiro sonho de atletas amadores preparados para fechar com chave de ouro um campeonato que começou no mês de abril, exatamente no dia 12. Esse era o clima das disputas de 3º e 4º, e 1º e 2º lugares da V Copa Kaiser de Futebol Interbairros que aconteceu no domingo (22), na Arena da Fonte.

Na partida de abertura o Jardim América travou uma verdadeira batalha com o Jardim Explanada. Final Jardim América, 3º colocado 3, Explanada 1. No jogo de fundo para conhecer o campeão, uma partida com equipes da mesma região da cidade: São Rafael e Selmi Dei. O prefeito Marcelo Barbieri, o presidente da Câmara vereador João Farias, o secretário de governo Nino Mengatti, o secretário do esporte Geicy Sabonete viram o São Rafael fazer 2 a 0 no Selmi Dei e se sagrar campeão da V Copa Kaiser de Futebol Interbairros. Durante mais de 02 meses 24 equipes representando as regiões da cidade deram vida a uma competição com cerca de 700 atletas. Quando foi dado o pontapé inicial em abril, o vereador Aluísio Braz, o Boi (PMDB), o organizador do evento, disse: “O futebol amador estava desprestiago quando eu assumi, não tinha premiação, as autoridades não compareciam, a imprensa não divulgava; por isso cada edição da copa é uma conquista e fortalece o esporte amador. Honra-me muito fazer parte desta revitalização da copa interbairros, tão tradicional”. Hoje com a realização da grande final o sentimento é de dever cumprido. “Hoje nós vemos a final na Arena da Fonte, as autoridades presentes, premiação... isso significa o fortalecimento do futebol amador e é gratificante ver a alegria dos atletas que batalharam até o fim. O momento que vivemos aqui vai fazer parte da história de cada um”, afirmou Boi.

Segundo Geicy Sabonte, que acompanhou todo o processo, a secretaria de esportes cedeu os espaços de jogos, as meias, bolas, os troféus, mas o mais importantes foi o objetivo. “Isso é uma união da cidade, é amizade, pois o esporte é inclusão social e isso não tem preço”. Opinião compartilhada por Adenilson Pereira Santos, o Su, técnico do Jardim América, time que sempre chaga. “O campo é excelente, o time se encontrou nos toques de bola e agora é só comemorar”. Para o técnico do campeão São Rafael, David Cristiano de Souza Gonçalves, além do goleiro que foi um destaque, a equipe veio preparada para ganhar. “Se todos jogassem o que jogaram durante o campeonato, com garra, luta, eu acreditava que seríamos campeões, e foi exatamente o que aconteceu” O presidente da Câmara vereador João Farias(PRB), disse que foi um jogo emocionante com os dois times lutando até o final para garantir a vitória e altura da Arena da Fonte. “É muito legal poder ver jogadores do futebol amador jogar na Arena da Fonte, jogar num campo oficial, com um gramado espetacular e ver essa festa da população que está nas arquibancadas”.

 

Prêmios

O campeão levou R$ 1 mil em dinheiro, mais um Kit Kaiser com cerveja e refrigerante. O segundo, R$ 700, e terceiro e o quarto também receberam premiação em dinheiro, além dos artilheiros, goleiro menos vazado, brindes e uniformes. Após a entrega da premiação, boi enfatizou que o prêmio é importante como incentivo, mas “o intuito é motivar o esporte, motivar a união das pessoas, e nada melhor, depois de uma grande final, eles se confraternizarem, inclusive com suas famílias. Aproveito para agradecer ao André Grecco, da Kaiser, que doou os Kits e ao Valmir Moreira, da TV Circulando, que gravou o jogo e vai presentear cada atleta com um vídeo do jogo, ambos viabilizaram os patrocinadores”.

 

A Copa

Foram 7 edições da Copa de Futebol Interbairros com a participação de atletas amadores de toda a cidade, até uma paralisação de 9 anos. A Copa voltou oficialmente em 2010, configurando uma importante conquista para o esporte e para o município. Boi lutou pela volta da copa por ser uma reivindicação dos atletas e por fazer parte do seu passado. “Eu que sempre militei no futebol amador e tive a honra de ser campeão nas duas primeiras edições do interbairros antes da paralisação, hoje vejo esses meninos vibrando. É gratificante saber que a Arena da Fonte, o principal palco do futebol de Araraquara, pode também ser usado pelos atletas amadores e levar essa lembrança da final. Fico feliz em poder contribuir de alguma forma para isso” finalizou.




Publicado em: 24/06/2014 23:58:26