Ao perceber um foco de incêndio no Jardim Imperador no início da tarde de quarta-feira (11), o vereador Jair Martineli (PMDB) seguiu imediatamente para o local e conversou com moradores, que o avisaram que o Corpo de Bombeiros havia sido informado, mas não havia viatura disponível para atender a ocorrência. Ele, então, acionou a Defesa Civil, que contou com apoio de um caminhão para controlar o fogo. “Evitamos que o fogo se espalhasse, o que poderia causar danos ainda maiores à população e ao meio ambiente. Há famílias com crianças pequenas que moram ali, a creche também fica perto dali e todos sofreram com a fumaça que se espalhou pelo bairro. Vi também animais correndo, fugindo para a mata ao lado”, conta Martineli.
Na manhã de quinta-feira (12), o parlamentar voltou à região para ouvir a vizinhança que sofreu com os transtornos causados pela queimada. Segundo Rosimeire Abreu, que reside em frente ao local afetado, o fogo foi colocado por volta das 12h30 de quarta-feira e só foi controlado por volta das 14h40. “Minha casa está fedendo fumaça até agora. Vou ter de lavar tudo.” Outro morador do Jardim Imperador, José Fernando Oliveira diz que a Prefeitura fez a roçada na área na terça-feira, mas deixou o mato lá. “A queimada entupiu a rua de fumaça, não dava para enxergar nada”, diz Oliveira.
Martineli constatou que além do mato alto o lugar está lotado de entulho, o que facilita a propagação do fogo. O vereador explica que já pediu à administração municipal informações sobre o terreno e vai enviar indicação à Prefeitura para cercá-lo e, assim, evitar o descarte de material inservível. “Mas também é preciso conscientizar a população para que não jogue entulho no local”, conclui.
Publicado em: 16/06/2014 16:11:32