“Temos que nos unir para enfrentar o problema das drogas, que é universal”, disse a vereadora Edna Martins (PV), na quarta-feira (5), quando falou em nome da Câmara de Araraquara no “Encontro de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas e Rede de Serviço de Prevenção, Atenção e Reinserção Social: Elaborando Projetos”, realizado no auditório da Unip, na presença de 40 representantes de municípios. O vereador Elias Chediek (PMDB) também acompanhou o evento.
Organizado pelo Conselho Estadual sobre Drogas (Coned), em parceria com a Coordenação de Políticas sobre Drogas da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, bem como o Comad Araraquara, o encontro teve como principal objetivo trabalhar a questão dos programas federais e estaduais, além das parcerias com os municípios.
Chediek diz que para conter os problemas das drogas a melhor solução é trabalhar a prevenção, antes que o indivíduo descubra os caminhos ruins existentes no mundo. “Temos que resgatar o indivíduo e sua família, sem deixar que se percam por conta das drogas; caso contrário, fica mais difícil o nosso trabalho de combate a elas”, afirmou o vereador.
Edna, que falou em nome da Câmara, anunciou um projeto de educação e prevenção às drogas para jovens e adultos, que será oferecido pela Câmara Municipal de Araraquara, através da Escola do Legislativo em parceria com o Comad. “Estamos nos debruçando sobre um projeto para ser desenvolvido em parceria. A intenção é trabalhar fortemente com a prevenção das drogas no município; um problema que se apresenta em todos os cantos do mundo, e que temos que enfrentar de frente”, concluiu.
De acordo com o prefeito Marcelo Barbieri, os municípios são sacrificados pela falta de repasse de recursos específicos para a implantação de políticas antidrogas. “Temos que reivindicar mais recursos para os municípios, pois eles têm que bancar sozinhos muitas situações que deveriam ser dividida com esferas maiores” frisou Barbieri, dando o exemplo das diversas internações compulsórias que a Prefeitura faz, indicadas pela Promotoria de Justiça da cidade.
Opresidente do Comad – Araraquara, Márcio Servino, disse que a cidade tornou-se referência entre as instituições de combate às drogas, devido às diversas ações desenvolvidas no município. “Conseguimos avançar muito nos últimos anos com a implantação do Comad. Por isso, depois de algumas reuniões, junto ao Coned e outros órgãos que tratam da questão, decidimos incentivar outros municípios a fazer o mesmo: criar um Conselho antidrogas”, afirmou.
Palestrantes
Entre os palestrantes estavam coordenador de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo, Mário Sérgio Sobrinho, que explicou a importância e o funcionamento do programa Recomeço; e, o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Danilo Kazuo Machado Miyazaki, que parabenizou Araraquara pela atuação no combate às drogas.
Ambos falaram sobre a importância de políticas sobre drogas, como alguns programas federais e estaduais. Mostraram também a necessidade da construção de projetos que devem ser encaminhados às instancias maiores, para que os municípios tenham mais ferramentas de trabalho. Já o palestrante Dr. Reinaldo Corrêa, delegado do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) trabalhou os aspectos da Política Nacional, a prevenção, cuidado e autoridade.
Publicado em: 06/06/2014 19:59:47