EL debate 'África: Desafios Contemporâneos' na semana municipal dedicada ao continente

Visualize fotos

Dando sequência a Semana União Africana, que começou no domingo (25), em uma grande festa africana, com comidas típicas de Guiné-Bissau e Moçambique, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal (EL) realizou mais uma rodada de palestras na terça-feira (27), no Plenário da Casa de Leis, abordando o tema: África-Desafios Contemporâneos.

É mais um evento em comemoração ao Dia da África, que ocorre em 25 de maio no continente africano e nas localidades que têm relação histórica, cultural e política com esse continente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, como o Dia da Libertação Africana. Mediada pela vereadora Edna Martins (PV) a Mesa Redonda teve como palestrantes o professor Dagoberto José Fonseca, da Unesp, um dos mais importantes estudiosos da cultura africana no mundo, e Dabana Namone, natural da Guiné-Bissau com licenciatura e mestrado em Ciências Sociais pela Unesp Araraquara. Fonseca abordou a relação triangular Brasil/Angola/Portugal, nações irmãs em muitos aspectos, mas com diversas particularidades. Dabana, com a simpatia habitual do povo africano, discorreu sobre o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), e os desafios da Educação na Guiné-Bissau no período da luta pela independência e pós-independência, compreendido entre 1956 e 1990. Edna, presidente da EL, falou de sua “alegria e satisfação em poder participar de um momento tão importante para as nações africanas e para o povo brasileiro, que guarda muito das tradições e cultura de suas raízes”. Em tempo: Edna é autora da Lei Municipal nº 8.019, que instituiu a Semana Municipal da África, que acontece sempre na segunda quinzena do mês de maio.

A diretora acadêmica da Escola do Legislativo, Alessandra Santos Nascimento, destaca que “eventos dessa natureza trazem a possibilidade de conhecer a realidade de países africanos e termos contato com a cultura e as tradições, pois permite uma comparação e assim, compreender as diferenças, as políticas comuns e a troca cultural e de conhecimento”. A Semana União Africana é uma parceria da Escola do Legislativo, Câmara Municipal, Unesp, Centro de Referência Afro e Portal Áfricas.




Publicado em: 28/05/2014 17:45:33