Obras de Paulo Borges integrarão acervo cultural da Câmara

A Câmara Municipal de Araraquara vai adquirir algumas telas pintadas pelo artista plástico de Araraquara, Paulo Borges, que iniciou na terça-feira (27) a exposição “Super Ação”, no saguão do prédio do Legislativo. A aquisição será exatamente no valor de uma cadeira de rodas elétrica que o artista tetraplégico precisa para se locomover. Paulo ficou deficiente há 22 anos depois de levar um tiro durante um assalto a sua casa. “A gente reclama tanto no nosso dia e ele que foi vítima de um ato de violência, se superou e tornou-se um artista plástico fazendo obras primas. E ele dá exemplo que é possível se superar sempre. Fico feliz de a Câmara poder expor essa obra e de alguma forma isso poderá integrar o nosso acervo. Vamos ter trabalhos de alto padrão e de quebra melhorar o ambiente e o desempenho do artista”, diz o presidente da Câmara, João Farias (PRB).

São quase 15 obras fragmentos de memórias, emoções, experiências e nostalgia. Na abertura desse sonho, o olhar de Paulo Borges era de encanto por poder mostrar sua história e sua arte, além de ter a possibilidade de conseguir uma nova cadeira elétrica. “Os quadros eu imaginei que poderiam ser vendidos para uma família e amigos. Eu não acreditei que uma exposição seria possível. É uma realização e uma satisfação ter minha obra aqui na Câmara. Nunca podemos deixar de sonhar e acreditar.” A cunhada Maria Aparecida Gualdi de Oliveira sempre reconheceu o trabalho de Paulo por ser difícil acreditar que tamanha arte é feita somente com a boca. “Desde que me conheço por gente ele é nosso exemplo. Espero que mais gente o reconheça isso agora”, conta a sobrinha Jaqueline Soares de Oliveira. “Eu falo que ele é meu tio, pai, amigo, ele é um pouco de tudo. Isso é uma realização de todos nós”, lembra a sobrinha e cozinheira Michele Grecco.

As obras são diversas, entre elas, um barquinho navega em meio ao deserto inabitado e um senhor segue rumo ao horizonte de um terreno árido. Para o vereador Farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB), Paulo Borges é um exemplo de superação e talentoso porque só está pintando há pouco mais de um ano. Já Willian Affonso (PDT) fez questão de ressaltar a superação e a importância do espaço democrático dentro da Câmara. “Uma fatalidade que virou uma dedicação a arte com muita criatividade”, ressalta Elias Chediek (PMDB).

Publicado em: 28/05/2014 11:34:36