Parlamento Jovem: perspectiva de uma consciência melhor formada e esclarecida

“Somos nós, cidadãos, que podemos mudar a sociedade”. A frase é de Humberto Dantas, professor doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), proferida no curso “Poder Legislativo: Cidadania em Expansão”, realizado pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, ministrado para professores das redes estadual, municipal e particular da cidade.

A iniciativa, inédita em Araraquara, marcou a primeira etapa do programa Parlamento Jovem, na terça-feira (29), no Plenarinho da Câmara Municipal. O objetivo é ensinar os alunos sobre a importância da participação política qualificada. Através da parceria com o Laboratório de Política e Governo da Unesp essas noções serão repassadas aos alunos das redes de ensino, com o apoio dos professores e coordenadores das escolas parceiras. No período da tarde o curso foi repetido, porém, para outro grupo de professores. A vereadora Edna Martins, presidente da Escola do Legislativo agradeceu, nas duas etapas do curso, a parceria formada com as redes, somando 26 escolas e totalizando 1.914 alunos que participam do programa. O objetivo do programa é explicar como funciona o Legislativo, nas esferas municipal, estadual e federal no Brasil, esclarecendo qual seu papel e sua margem de atuação junto aos demais poderes. Para Edna Martins, o Legislativo tem um papel bem definido. “O Poder Legislativo é capaz de contribuir para a educação política da sociedade, na sua perspectiva mais justa e humana. E fazer isso através dos alunos das redes de ensino é ter a perspectiva de uma geração com uma consciência melhor formada e esclarecida”.

Publicado em: 09/05/2014 20:45:19