USF inaugurada na região norte tem nome indicado por vereadora

Visualize fotos

A Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Adalberto Roxo, inaugurada na manhã de sexta-feira (25), teve o nome do homenageado, Professor Doutor Antônio Carlos Pizzolitto, indicado pela vereadora Juliana Damus (PP). A indicação levou em conta o trabalho acadêmico e científico, mas principalmente as ações sociais que Pizzolitto conduziu por muitos anos em Araraquara, sempre de forma voluntária.

Em sua fala, Juliana lembrou a participação do homenageado nas treze edições do Momento Mulher, além de diversos outros eventos realizados na cidade, onde Pizzolitto, sua equipe de alunos e até sua filha, Nádia, e esposa, Elisabeth, atuavam na orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis. Isso aconteceu em praças da cidade, escolas e diversos outros espaços, participando de mutirões ou de forma individual, onde era notória sua dedicação a orientar o público, principalmente os mais jovens. Além disso, ele ainda ajudava os outros prestadores de serviços nestes mutirões e programas, levando as pessoas até aos outros serviços para pudessem ser atendidas e examinadas. “Não foram poucas as vezes em que o observei levantando de sua cadeira, saindo do ponto em que seu grupo prestava orientação, para buscar uma pessoa, uma mulher, para leva-la até onde havia um exame de pressão arterial ou de câncer de mama”, relatou a vereadora. E essa disposição para ser solidário, Pizzolitto transmitiu para seus alunos e sua família. “Até mesmo sua fila, Nádia, com formação em Turismo e Eventos, e sua esposa, Elisabeth, pesquisadora na Faculdade de Farmácia, estavam sempre ao seu lado nestas ações”, disse Juliana, que já o havia homenageado, no ano de 2007, com o título de Cidadão Benemérito. “Não nos reunimos naquela noite somente para reconhecer seu talento e capacidade profissional, mas, para homenagear àquele que dedicava sua vida ao próximo, à sua família e à nossa cidade. A beleza de Pizzolitto estava em sua incansável missão de amar o próximo”. Juliana concluiu dizendo que “há grandes homens que fazem com todos se sintam pequenos. Porém, o verdadeiro grande homem é aquele que faz com que todos se sintam grandes”.

 

USF tem médicos cubanos

O prefeito Marcelo Barbieri anunciou que dois médicos cubanos farão os atendimentos da Unidade de Saúde da Família do Jardim Adalberto Roxo. Os doutores Yudith Árias Caballero e Jorge Brito Tiset fazem parte do programa Mais Médicos, do Governo Federal. O Prefeito anunciou que foram investidos R$ 611.625,00 para a construção da unidade, que tem 306,93 m². Duas equipes completas, com médico, enfermeira, agentes comunitários de saúde, agentes de saúde, agentes operacionais e equipe administrativa farão os atendimentos, que incluem visitas nas residências e acompanhamento de pacientes e famílias. Os agentes são moradores do próprio bairro, o que facilita a interação com a população. Cada equipe servirá quatro mil moradores dos bairros Jardim Adalberto Roxo I e 2 e Jardim Veneza. Barbieri anunciou ainda que outras duas unidades de saúde básica serão construídas na região, onde estão sendo construídas cerca de quatro mil moradias, entre os bairros Laura Molina, Jardim do Vale e Jardim Vale Verde. Duas creches também construídas na região.




Publicado em: 25/04/2014 21:19:03