Vereador visita e destaca importância do Projeto Guri

Edio Lopes aponta trabalho desenvolvido por responsáveis e monitores do Pólo Araraquara

Em visita ao Pólo Araraquara do Projeto Guri na tarde de quarta-feira (23), o vereador Edio Lopes (PT) destacou o trabalho desenvolvido com os 80 jovens que participam dos cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão.

De acordo com ele, “é bom ver essas crianças e jovens estudando música e desenvolvendo atividades artísticas; é um projeto de grande importância e fico feliz por conhecer o excelente trabalho realizado pela coordenação e pelos professores”. Para o parlamentar, “é uma ótima oportunidade para vermos jovens talentos aflorando”.

O vereador destacou ainda ter encontrado jovens das mais diversas regiões da cidade, como Jardim das Hortênsias, Cecap, Yolanda Ópice, Vale do Sol e Vila Xavier, entre outros. “A música encanta e transforma as pessoas. Estou muito satisfeito com o que vi”, frisou.   Édio foi recepcionado por Flávia Bombonato, supervisora educacional, e Ana Cláudia Pires, coordenadora do Pólo Araraquara. Flávia contou que o projeto teve início em 1995, e atualmente, há mais de 50 mil alunos distribuídos em 416 unidades em 320 municípios do Estado de São Paulo. Em Araraquara, o Guri existe desde 2006.

Segundo a supervisora educacional, o projeto também leva seus cursos à Fundação Casa. Flávia explicou que para participar não é preciso ter conhecimento de música, nem passar por seleção. “Basta ter entre 6 e 18 anos e comprovar freqüência à escola regular”, afirmou.

Ana Cláudia salientou que os 80 jovens recebem 109 atendimentos. “Ao ingressar o aluno opta pelo aprendizado de um instrumento musical, de canto coral ou de ambos. Temos condições de promover 176 atendimentos”, disse. “Os cursos são de canto coral, madeiras, metais, percussão, viola, violino, violoncelo, trombone, trompete, eufônio/bombardino, saxofone, clarinete e flauta transversal”.

Flávia Bombonato observou que o Pólo Araraquara abrirá novas vagas entre julho e agosto. “Para nós, é muito importante a visita do Édio e a divulgação do nosso trabalho, pois queremos atrais mais jovens e ampliar o Projeto, que oportuniza a socialização; quem tem contato com música vai ser uma pessoa melhor”, concluiu.

Endereço: Rua Andrelino Alves Pinto, 170 (Altos da Vila Xavier)

E-mail: polo.araraquara@gurionline.com.br

Aulas: às 4ª e 6ª feiras, das 13h30 às 18h