Comissão de vereadores avalia doação de áreas para empresas

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Urbano Ambiental da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Edna Martins (PV) e integrada pelos vereadores Elias Chediek (PMDB) e Édio Lopes (PV) se reuniu na terça-feira (22), no Plenarinho da sede do Legislativo, para avaliar a doação onerosa de áreas do município para duas empresas: a Henrimar e a Multiaço.

Como a área, localizada na SP-255, ao lado esquerdo do acesso ao Jardim das Hortênsias, entre o aeroporto e o bairro, já tinha um histórico de doação e depois foi devolvida à Prefeitura, o vereadores solicitaram a presença do secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Antônio Martins, para esclarecer pontos sobre os quais havia dúvidas. Pelas novas regras estabelecidas para a doação de áreas para empresas, o projeto permanece uma semana para análise da comissão de vereadores. Também foi criada uma comissão na Prefeitura, formada por representantes de sindicados, associações e entidades da sociedade para acompanhar as doações. Martins esclareceu todas as dúvidas apontadas pelos vereadores. A Henrimar é uma empresa fabricante de piscinas, hoje instalada em Américo Brasiliense, e que necessita de nova área para expansão, tendo atualmente 90 funcionários e com a transferência e ampliação em Araraquara tem previsão de chegar a 120 funcionários. A área a ser doada a empresa é de 50 mil metros quadrados. Em 2009, a empresa registrou faturamento de cerca de 14 milhões.

Já a Multiaço atua no setor de desbobinamento, corte e dobra de aço, e vai se instalar em Araraquara para processar aço, inicialmente, para os trens que serão fabricados pela Iesa em parceria com Hyundai. A empresa também vai atender o mercado regional. O projeto prevê a instalação de 2 plantas industriais em uma área de 104 mil metros quadrados, geração inicial de 80 empregos (podendo chegar a 350). O investimento previsto é de R$ 30 milhões e o faturamento de R$ 200 milhões. “A reunião foi bastante produtiva. Agradecemos os esclarecimentos do secretário Antônio Martins”, disse Edna.

Publicado em: 23/04/2014 15:31:09