Fecumsol realiza com sucesso a 5ª Festa de Ogum

Os vereadores Aluisio Braz (Boi-PMDB), Edna Martins (PV) e Roberval Fraiz (PMDB), o secretário de Governo, Orlando Mengatti Filho (Nino), representando o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), o vereador Geraldo Luis de Moraes (DEM - Rio Claro), o vereador Sergio Ramos - Serginho (PPS – Jaboticabal), e o Pai Andre Luis De Moraes, do Templo de Umbanda Vovó Serafim e Ogum Três Espadas, participaram da 5ª Festa de Ogum, presidida por Pai Francisco de Ogum, realizada no último dia 13, no Ginásio Municipal de Esportes “Bruno Braghini” (Ginásio da Pista). O evento de cunho religioso em que religiões de Matriz Africana reverenciaram Ogum foi promovido pela Federação Espírita de Umbanda e Candomblé “Morada do Sol”, presidida por Pai Francisco de Ogum, que recepcionou Pais, Mães e Filhos de Santo de Araraquara e inúmeras cidades que vieram homenagear o poderoso Orixá, Dono do Ferro e do Fogo, Guerreiro, Lutador que defende a Lei e a Ordem, Orixá que abre caminho e vence lutas, agindo pelo instinto de defender e proteger os mais fracos.

Presidente da Federação que congrega os adeptos das religiões de Matriz Africana, Pai Francisco de Ogum vem se empenhando há anos visando a realização da festa. “O objetivo foi alcançado, recebemos centenas de Pais, Mães e Filhos de Fé mostra que a homenagem ao Orixá Ogum, Senhor da Guerra, vencedor de demandas, patrono dos agricultores, é um evento que esta cada vez mais fortalecido”.

Mestre da cerimônia, o jornalista umbandista Kiko Luiz criticou a intolerância religiosa que grassa no País, enfatizando que o processo de descaracterizar as Religiões de Matriz Africana é um verdadeiro culto a mediocridade. “Não podemos aceitar essa perseguição injusta, não batemos de porta em porta na busca de converter ninguém, somente estamos com nossos Terreiros, nossos Templos com as portas abertas, portanto é necessário um basta a qualquer tipo de perseguição ou critica, essa é a verdade. Nossa religião não vive a contestar a  validade de outras, mas busca apenas o bem, e seus adeptos não são cooptados, mas sim buscam os Terreiros por amor, ou tangidos pela dor, e são recebidos em nome de Zambi, nosso Pai Maior”sintetizou.

O vereador Aluisio Braz parabenizou a centenas de participantes que proporcionaram uma demonstração plena de religiosidade enaltecendo a contribuição do Poder Público que busca colaborar na realização deste evento mostra que a classe política araraquarense esta a par com a religiosidade daqueles que integram as religiões de matriz africana. Considerou “Boi” que no momento critico em que muitos não aceitam a pratica de muitas religiões, Araraquara dava prova concreta de respeito à crença de cada um, e que a Festa de Ogum em seu quinto ano mostrou um crescimento contínuo.

Representando a Câmara Municipal, a vereadora Edna Martins criticou a intolerância religiosa destacando a necessidade de se buscar o respeito a todas as formas de manifestação religiosa, e que as religiões de matriz africana registram um histórico de perseguições, mas mostra a cada ano sua força, graças a luta  daqueles que as praticam. Edna manifestou sua alegria com a realização do evento elogiando a organização que conseguiu trazer para  Araraquara uma gama imensa de Pais, Mães e Filhos de Santo para homenagear Ogum, espírito que representa a força daqueles que cultuam e respeitam religiões de matriz africana. Neste ano a par com os trabalhos em homenagem a Ogum, os participantes foram contemplados com a Feijoada de Ogum que transcorreu com muita alegria e muito samba.

Publicado em: 16/04/2014 16:06:53