Vereadores participam de lançamento do Programa Negócio do Campo

Fortalecer a agricultura familiar, através da venda de produtos em panificadoras da cidade. Esta é a proposta do Programa Negócio do Campo – Produtos do Campo, lançado na manhã da terça feira (15), na Panificadora Pérola, no setor I do Selmi Dei. Os vereadores Farmacêutico Jeferson Yashuda (PSDB), Aluísio Braz, o Boi (PMDB), Edna Martins (PV), Elias Chediek (PMDB) e William Affonso (PDT) participaram do evento. O programa da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Araraquara e Região (SIPCAR) e Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP) ocorrerá inicialmente em cinco panificadoras, que disponibilizarão espaço para que pequenos produtores rurais vendam seus produtos à população da região. De acordo com Edna Martins, que falou em nome da Câmara, “este projeto é um importante incentivo para os nossos produtores rurais”, frisou a vereadora. “Quem mais ganha com esta aproximação com as pessoas do campo, sem dúvida, é a população da cidade, pois tem a garantia de alimentos saudáveis e fresquinhos, todos os dias”.

Para o diretor executivo do Itesp, Marco Pilla, o município tem cuidado com seriedade a causa dos agricultores do campo. “Esta iniciativa inovadora vai trazer grandes benefícios aos trabalhadores do campo”. Ainda de acordo com ele, 70% dos alimentos consumidos na cidade vêm do campo. “São produtos de qualidade e fresquinhos; daí a importância da valorização desses agricultores”. O prefeito Marcelo Barbieri anunciou no evento a retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Segundo ele, “se houve erros a Prefeitura está reparando, mas a cidade não pode pagar por eles. Em todo o processo a Câmara Municipal lutou junto da Prefeitura para o retorno do PPA”, afirmou. Também foi anunciada a conquista de uma verba, junto ao Governo do Estado, para a aquisição de equipamentos de vídeo destinados aos Assentamentos de Araraquara, que poderão assistir a filmes de cinema.

Também participaram do evento o coordenador Regional do Itesp, Antônio Carlos Bertoco; o proprietário da Panificadora Pérola, Anísio Custódio; o secretário da Agricultura, Fernando Guzzi; a coordenadora da Secretaria de Agricultura, Marimar Guidorzi; a presidente do Sindicato de Panificação, Maria do Carmo Ruffino; e Sirlei Teixeira Nunes dos Santos, representando a Cooperativa dos Produtores Agrícolas de Motuca e Região (Coopom), entre outras autoridades.

Publicado em: 16/04/2014 12:21:24