Conselhos Tutelares deverão fazer parte da força tarefa na Bento de Abreu

Projeto é do vereador Dr. Helder (PPS) em parceira com a Vara da Infância e da Juventude e com órgãos do município

A força tarefa na Avenida Bento de Abreu para conter abuso de infração de trânsito, consumo de álcool e drogas entre os menores de 18 anos, já começou. A ideia surgiu do vereador Dr. Helder (PPS) em reunião realizada no início de Abril, na Câmara de Araraquara, com a presença do juiz Marco Aurélio Bortolin, da Vara da Infância e Juventude; da promotora da Infância e Juventude, Noemi Corrêa, de representantes da Policia Militar (PM); Guarda Municipal (GM) e Secretaria de Trânsito. O próximo passo é integrar na ação o Conselho Tutelar da cidade, bem como a Associação Comercial e Industrial de Araraquara (Acia), a Polícia Civil, as Secretarias de Esportes e de Cultura. Por isso o vereador reuniu-se na sexta feira (10) e segunda-feira (14) com os dois Conselhos Tutelares a fim de saber das necessidades para que eles possam participar da força tarefa, junto dos demais órgãos do município. “Temos que saber quais são as necessidades de cada setor para encaminhá-las à Prefeitura com objetivo de melhorias. É necessária a participação do Conselho Tutelar nesta ação, pois eles respondem pelos menores na ausência de responsáveis”, disse Dr. Helder. “Sem contar que a Dra. Noemi me pediu que cuidasse dessa urgência junto dos Conselhos da cidade. Assim que a lista de demandas estiver em minhas mãos farei o encaminhamento, pensando neste movimento de prevenção com os adolescentes na Bento de Abreu”.

A prevenção

Para o vereador, que também é médico pediatra, “a prevenção ainda é o melhor remédio. Além do trabalho de ‘Policiamento Preventivo’, que faz parte da força tarefa, será feito panfletagens junto aos estabelecimentos comerciais que vendem bebidas, abordando a lei que proíbe a venda de bebidas a menores de 18 anos”, afirmou Dr. Helder. “Entendemos que o problema das drogas independe de classe social. Toda família, rica ou pobre, corre o risco de perder um jovem para as drogas. Por isso, a nossa insistência na prevenção com os jovens”, conclui Dr. Helder. As Secretarias de Esportes e de Cultura também irão se participar com a elaboração e execução de projetos culturais alternativos e esportivos, na Avenida Bento de Abreu, no Teatro Municipal, em frente a Arena da Fonte e na região da Fonte. A intenção é dar opção de lazer para os adolescentes da cidade.

Policiamento Positivo

A Polícia Militar junto da Guarda Municipal e a Secretária de Trânsito realizaram em um final de semana o ‘Policiamento Positivo’. Dr. Helder informou que, conforme o acertado em reunião, as PM e a GM estarão juntos na ação, um auxiliando o outro para as diligencias. “A integração das duas corporações é fundamental para que tenham um resultado positivo no trabalho de prevenção e fiscalização”, concluiu o vereador. Para ele, “a presença de autoridades no local já inibe possíveis bandidagens, infração de trânsito, além do consumo de álcool e drogas entre os menores”. Durante o ‘policiamento positivo’ pessoas e veículos deverão ser abordados para a realização da fiscalização, bem como o teste de bafômetro.

Próxima reunião

A próxima reunião com a participação de representantes do Conselho Tutelar deverá acontecer no início de maio na Câmara Municipal. O parlamentar explica que no encontro deverá ser apresentado o resultado das ações realizadas na Avenida Bento de Abreu. O grupo se comprometeu em fazer outros ‘policiamentos positivos’ para que os resultados sejam estudados e contribuam para a conclusão do projeto.

Publicado em: 16/04/2014 12:06:33