A bola já está rolando na Copa Interbairros

De um lado os guerreiros modernos com suas “armaduras” amarelas pedindo proteção aos céus e força para vencer o combate contra o grande líder. Do outro lado, os campeões, de branco, prontos para defender a posição conquista no “campo de batalha”. Esse era o cenário montado para a abertura da V Copa de Futebol Interbairros, cujo pontapé inicial foi dado pelo vereador Aluísio Braz, o Boi, um dos maiores incentivadores do esporte em Araraquara, neste sábado, dia 12 de abril. No campo da Associação Atlética Ferroviária, além dos componentes das duas equipes para o primeiro jogo, Jardim Ieda contra Jardim Paraíso, o atual campeão, representantes das 24 regiões e demais autoridade para a largada do campeonato que conta com quase 700 jogadores. “O futebol amador estava desprestiago quando eu assumi, não tinha premiação, as autoridades não compareciam, a imprensa não divulgava; por isso cada edição da copa é uma conquista e fortalece do esporte amador. Me honra muito fazer parte desta revitalização da copa interbairros, tão tradicional”, disse Boi antes da bola rolar. O vereador convidou toda a população para acompanhar de perto os jogos dos seus bairros aos sábados e domingos no Parque do Pinheirinho, na Atlética, no Operário, e a grande final na Arena da Fonte. Os times jogam entre si, em grupos de 4 equipes, classificam 2, depois é sistema mata-mata, até chegarmos ao dois melhores. Aluísio acrescenta: “É um campeonato de alto nível, pois entre os anônimos estão vários atletas profissionais, que já jogaram na Ferroviária e em outros clubes, e fomentam o esporte mostrando a qualidade de cada um e o quanto era o bom o futebol de antigamente”. Para a realização desta 5ª edição da Copa Interbairros Boi agradeceu aos parceiros patrocinadores, ao Prefeito Marcelo Barbieri, que proporcionou a volta da competição, a Secretaria de Esporte, a TV Circulando e a Kaiser.

Também levaram o apoio ao evento os vereadores Edna Martins (PV), Adilson Vital (PV), Donizete Simioni (PT), o Deputado Estadual Roberto Massafera (PSDB) e o Secretário de Esportes Geicy Sabonete, todos enfatizando a importância da Copa pela grande mobilização popular.

Premiação

Boi acredita que o que motiva os jogadores é a rivalidade e a conquista, “pois são atletas de final de semana, é o prestígio de ver o nome na mídia, falar em programas esportivos de rádio, cobertura da televisão... A cidade gosta de se ver. Isso sem falar que a final será num estádio Padrão FIFA, a Arena da Fonte, e o campeão leva R$ 1 mil em dinheiro, mais um kit Kaiser para festa e um coquetel na Kaiser. O segundo, R$ 700, e o terceiro e o quarto também terão premiação em dinheiro, além dos artilheiros, goleiros menos vazados, brindes e uniformes. São pessoas comuns tendo um olhar diferenciado por parte da administração”.

A Copa

A Copa Interbairros tem uma longa história: foram sete edições com a participação de atletas de toda a cidade, até uma paralisação de nove anos, e segundo Boi, quando assumiu em 2009, havia um compromisso da volta do torneio em virtude da grande tradição no esporte amador. A Copa voltou oficialmente em 2010, e para o vereador, essa é uma importante conquista para o esporte e para o município.

Publicado em: 14/04/2014 20:35:58