Vereador acompanha treinamento em Panificadora no Monte Alegre

Assentadas passaram por exercício de otimização em produção de pães

Na tarde de sexta-feira (11), o vereador Elias Chediek (PMDB) acompanhou o treinamento em panificação da Associação das Mulheres Assentadas (AMA) do Assentamento Monte Alegre, oferecido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura, o Sindicato da Industria de Panificação e Confeitaria de Araraquara e Região (Sipcar) e o Instituto de Terras de São Paulo (Itesp).

Compareceram o secretário de Agricultura, Fernando Guzzi; a coordenadora executiva de Agricultura, Marimar Guidorzi; o supervisor do Itesp, Mauro Cavichioli; o vice-presidente do Sipcar, Anísio Custódio; além das colaboradoras da AMA. Na ocasião, as mulheres que trabalham na panificadora receberam treinamento técnico do profissional Rogério Coelho, do Moinho Arapongas, de forma a orientá-las em técnicas especiais que otimizam e reduzem os custos de produção, de forma a aumentar o lucro e criar a capacidade de atender demandas maiores. Elas aprenderam a fazer pão integral, pão caseiro natural e amanteigado, pão de açúcar, pão doce de mandioca, pão sovado, bolo de chocolate e pão adocicado. Marimar conta que a percebeu a necessidade de qualificar as assentadas após ter passado um dia com elas e conhecido de perto a realidade, o que possibilitou um diagnóstico mais preciso.

Jisele Santana, que assina como presidente da AMA, mas faz questão de dizer que o cargo é mera formalidade, disse que ficou impressionada com a técnica que lhe foi passada. “Com a mesma massa, ele fez três tipos de pão. Eu nem imaginava que isso era possível”, comentou. Chediek elogiou a iniciativa das entidades em qualificar e principalmente das mulheres por querer aprender, pois o mercado é muito dinâmico e sempre surgem novidades que, se não foram assimiladas, tornam qualquer produtor ultrapassado. “Além, disso o conhecimento que elas tinham sobre produção de pães era muito baseado em senso comum. Agora elas possuem conhecimento técnico”, concluiu.

Assessoria de gabinete do vereador Elias Chediek (PMDB)

Publicado em: 11/04/2014 20:01:55