EL realiza segundo módulo do curso 'Introdução à Administração Pública'

Professor Dr. Lahuerta comandou debate sobre tema ‘Teorias da Democracia’

Foi realizado na tarde da quinta-feira (10), no Plenarinho da Câmara de Araraquara, o segundo módulo do curso de extensão “Introdução à Administração Pública” oferecido pela Escola do Legislativo (EL) em parceria com a Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara.

Entre os participantes estavam os vereadores Edna Martins (PV), presidente da EL, Aluísio Braz, o Boi (PMDB), e Jair Martinelli (PMDB), junto de assessores, servidores do Legislativo e população em geral.

O tema “Teorias da Democracia” foi apresentado pelo Prof. Dr. Milton Lahuerta, Coordenador do Laboratório de Política e Governo da Unesp/Araraquara. O professor começou o curso explicando a origem da palavra ‘política’ e problematizando a visão que a sociedade tem sobre o tema.

“O conceito de política surgiu na Grécia, sendo lapidado por eles, para o exercício do poder que era dado apenas aos considerados “melhores”, como os reis e chefes, descendente de uma determinada linhagem; o lugar ocupado por esses atores era justificado pela relação que eles tinham com os deuses da época”, disse Lahuerta.

De acordo com o Prof. Milton, “os gregos inventaram quase tudo. Inventaram a filosofia, a retórica, tudo isso há 2.500 anos”. Frisou, “a ideia segundo a qual a política serve para a conquista e manutenção do poder compreende uma concepção moderna de política e encontra respaldo na obra de Maquiavel”, disse.

O professor apresentou uma sistematização da trajetória das mudanças que o conceito de democracia sofreu, rediscutindo os termos da democracia liberal chamou a atenção para a ideia de democracia como valor e para a noção de democracia como procedimento. Tratou ainda das implicações teóricas e políticas envolvendo tais definições.

O curso

O curso de extensão, que é gratuito, tem como previsão de término o dia 12 de junho. É dividido em 10 módulos, o que equivale a 30 horas. Todos os participantes que cumprirem a carga horária prevista receberão certificados. O próximo debate é sobre “Instituições, Estado e Administração Pública no Brasil”, e será ministrado pela Profa. Dra. Márcia Teixeira de Souza, do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia da Unesp. Dia 17 de abril, das 15 às 18 horas.

Publicado em: 11/04/2014 19:19:55