Sem dentista, salas odontológicas viram depósito em unidade de saúde

A placa na entrada do prédio da Unidade de Saúde da Família (USF) Doutor Aldo Cariani, no Jardim Santa Lúcia, lista os procedimentos oferecidos no local e, dentre eles, está a consulta odontológica, porém não é bem assim que acontece. Em duas salas estão cadeiras e todo o aparato previsto no protocolo do Ministério da Saúde mas, desde a reinauguração do prédio em janeiro do ano passado, ninguém abriu a boca neste espaço a não ser para buscar um atendimento inexistente. A denúncia foi feita pelo vereador Donizete Simioni (PT) nesta terça-feira. O núcleo do Jardim Santa Lúcia deveria atender a quase 7,5 mil famílias quando o assunto é serviço odontológico. São duas salas climatizadas com as cadeiras novas, mesa de escritório, pia para higienização e armário, mas em pouco mais de um ano ninguém se sentou ali porque não há o básico: o dentista. “Além da falta de médicos, o Município também está sem dentista. Apesar da inauguração e instalação para o atendimento de saúde bucal, ninguém foi atendido”, diz Simioni. Para a conselheira de saúde da região, Solange Campos, é inadmissível saber do investimento do dinheiro público sem nunca ter prestado o serviço. Sem o profissional da área, quem procura pelo serviço é encaminhado para outro núcleo da rede no bairro do Melhado. Atualmente, segundo foi constatado, por estar climatizada, uma das salas é utilizada pelas agentes comunitárias como uma espécie de escritório para anotações do trabalho diário e também como área para desenvolver e armazenar pequenas peças de artesanato. Segundo site da Prefeitura de Araraquara, a inauguração das salas ocorreu em 8 de janeiro de 2013 e o investimento na reforma do prédio com verba do Governo Federal foi de R$ 138 mil. O convênio envolveu a troca de piso dos corredores, revisão no telhado, pintura geral e adequações para dois gabinetes odontológicos. “A implantação dos gabinetes odontológicos está inserida no Programa Nacional Saúde Bucal, que destinou um aporte de R$ 1,2 milhão para 14 unidades de Saúde de Araraquara. A unidade do Jardim Santa Lúcia é a primeira a ser concluída”, dizia a matéria. O programa Brasil Sorridente - Política Nacional de Saúde Bucal tem mudado a Atenção da Saúde Bucal no Brasil. Ele visa garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população. Segundo o site do Ministério da Saúde, Araraquara recebe mais de R$ 20 mil reais mensais para atendimentos no CEO – Centro de Especialidades Odontológicas e Laboratório Regional de Prótese Dentária. Quanto às salas odontológicas, Simioni apurou que o programa contempla ainda um repasse mensal de até 30% para gastos com equipe, porém, para o referido repasse ocorrer, é necessário que a equipe esteja contratada.

Publicado em: 09/04/2014 12:11:56