Secretário esclarece na Tribuna Popular fechamento de salas de estabilização

O secretário municipal da Saúde, Wilson Aravéchia, acompanhado de César Esteves, coordenador de Urgências e Emergências e do Samu Regional, fez uso da palavra na Tribuna Popular na Sessão Ordinária da terça-feira (8) para prestar esclarecimentos sobre o fechamento das Salas de Estabilização nos bairros do Selmi Dei IV e do Vale do Sol.

Aravéchia lembrou que assumiu a Secretaria da Saúde em janeiro deste ano e que vem colocando em prática diversas mudanças. De acordo com o secretário, vários fatores levaram à decisão de fechar as Salas de Estabilização. Uma delas é a dificuldade de contratar médicos. “Foram abertos diversos concursos e não se consegue contratar médicos. Tentamos escalar médicos para prestarem atendimento nas Salas de Estabilização e apresentaram atestados médicos." Outro ponto alegado para o fechamento é o baixo atendimento nestas unidades, segundo planilhas apresentadas, em média 21 atendimentos por dia. “Também levamos em conta o alto custo das Salas de Estabilização em relação ao número de atendimentos realizados. Outra questão refere-se ao Termo de Ajustamento de Condutas (TAC), pois havia funcionários que faziam horas extras excessivas”, disse Aravéchia.

O secretário afirmou que há ambulâncias tanto no Selmi Dei quanto do Vale do Sol para prestar socorro aos que precisarem. Em relação ao Selmi Dei, Aravéchia informou que dentro de quatro a cinco meses será inaugurada a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), cujas obras de terraplanagem já foram iniciadas. Já no caso do Vale do Sol, o secretário disse realiza estudos para implementar melhorias no próximo ano.

Publicado em: 09/04/2014 11:54:54