Vereadora garante execução de projeto de preservação do acervo histórico

Gabriela Palombo (PT) se reuniu com secretário de Cultura, Gerência de Museus e presidente da Araporã para acertar detalhes

Após obter verba no valor de R$ 60 mil para a recuperação e conservação do acervo histórico da cidade, a vereadora Gabriela Palombo (PT) garantiu, na tarde de sexta-feira (4), a execução do projeto, após reunião com o secretário municipal de Cultura, Renato Haddad, a gerente de museus, Virgínia de Gobbi, e o presidente do Conselho de Administração da Fundação Araporã, Robson Rodrigues.

A parlamentar relata que foram tratados os primeiros detalhes, como a definição dos locais onde serão realizados os treinamentos e capacitação do pessoal e questões técnicas. “Os recursos já estão garantidos e a liberação deve ocorrer ainda este mês para darmos início ao trabalho. Estou muito satisfeita com a qualidade do projeto e a parceria com a Secretaria de Cultura”, afirma. A verba foi obtida por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Edinho Silva (PT). Para Haddad, “o projeto é muito bom e importante para podermos capacitar nossos servidores e preservarmos nosso acervo histórico”. Virgínia destaca que “investir na qualificação para lidar com o acervo vai contribuir para a formação de uma consciência de preservação e com isso garantir maior tempo de vida e boas condições do acervo histórico de Araraquara”. O projeto de Recuperação e Conservação de Acervos do Patrimônio Histórico e Cultural de Araraquara terá como eixos a elaboração de um inventário do patrimônio existente e de sua localização e condições; realização de oficinas abertas de restauro e conservação, com treinamento e capacitação de servidores e do público em geral; o restauro dos acervos; e um trabalho de educação patrimonial.

Rodrigues explica que “a recuperação e conservação do patrimônio histórico e cultural existente nos museus e equipamentos culturais do município objetiva à educação e à qualificação profissional com conhecimentos apropriados para garantirmos a manutenção deste material, preservar e difundir informações à população como forma de conhecimento e valorização cultural”. Atualmente, Araraquara conta com os museus de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Mapa), Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria”, do Futebol, Ferroviário, e da Imagem e do Som, além do Arquivo Público “Prof. Rodolpho Telarolli”.

Publicado em: 07/04/2014 20:11:57