O presidente da America Latina Logística (ALL), Pedro Roberto de Almeida, declarou total apoio e comunhão com a propostas de instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nos trilhos que cortam a cidade de Araraquara, oferecendo inclusive respaldo técnico para elaboração e esclarecimentos de algumas variáveis. A declaração foi feita na tarde de quinta-feira (3), em reunião realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), por ocasião de reunião promovida pela Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária, que teve como objetivo explanar sobre a situação atual dos contratos de concessão das ferrovias existentes no Estado de São Paulo.
Almeida disse que, com a instalação do Posto de Abastecimento no novo pátio de manobra em Tutóia, previsto para acontecer nos próximos meses, algo em torno de 80% a 90% das composições devem parar de circular pela cidade. “A ALL compactua, é entusiasta da ideia e oferece todo o apoio técnico que for possível para que a linha seja aproveitada e o VLT seja instalado”, disse.
Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária
Participaram da reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária os deputados estaduais Mauro Bragato (PSDB) e Roberto Massafera (PSDB); o diretor-presidente da ALL, Pedro Roberto de Almeida; o representante da Secretaria Estadual de Transportes, Milton Xavier; o superintendente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); o presidente a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate; além de autoridades de municípios diretamente afetados com a passagem de cargas nessas localidades.
Na ocasião, Almeida, que compareceu ao encontro a convite do deputado Bragato, com o superintendente de Relações Institucionais da empresa, Evandro Abreu Souza, apresentou dados sobre o projeto de expansão da Malha Norte, a duplicação do trecho Campinas-Santos, a recuperação de outros trechos e investimentos em trechos urbanos. "Foi uma prestação de contas ao Legislativo e à sociedade", afirmou.
Coordenador da Frente, Bragato assinalou que o objetivo de reunir os representantes da ALL, do governo estadual, da ANTT, e de autoridades de municípios diretamente afetados com a passagem de cargas nessas localidades é "promover o debate, discutir os avanços do modal ferroviário no Estado".
Estudo do VLT
Chediek pediu a palavra para lembrar que desenvolve o estudo de aproveitamento da malha ferroviária em Araraquara há anos e recentemente enviou, por meio do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), esse estudo para a ANTT, para que seja aprofundado e que se analise as viabilidades técnicas e econômicas, entretanto ainda não havia recebido respostas.
O superintendente da ANTT, Jean Mafra, se comprometeu a verificar o andamento desta demanda.
Assessoria de gabinete do vereador Elias Chediek
Publicado em: 04/04/2014 21:39:20