Parceria com projeto é primeiro passo para viabilizar VLT

A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) como uma forma de aproveitar parte da orla após a entrega do novo contorno ferroviário em Araraquara. Esse projeto vem sendo estudado há anos pelo vereador Elias Chediek (PMDB) que acredita faltar uma parceria para criar um projeto e colocar em prática a viabilidade da ideia. O parlamentar esteve na quarta-feira dando palestra aos alunos na Escola Técnica Professora Anna de Oliveira Ferraz, o Industrial. O encontro com os estudantes dos cursos técnicos de administração e logística teve como tema: “Mobilidade Urbana: proposta de melhoria do Transporte Coletivo em Araraquara”. Para Chediek, o assunto vem sendo discutido há tempos, mas falta um projeto seja ele em parceria com o Governo Federal, Prefeitura ou até por meio de uma Parceria Público Privado (PPP). “Essas palestras são importantes para esclarecer as dúvidas porque as pessoas devem ter a consciência de que é uma ideia possível de aplicar.”

Na palestra, o parlamentar falou sobre as características de Araraquara, as vantagens de implantar o VLT seja ela pela redução da poluição, congestionamentos e custos de um transporte com mais qualidade. Para o coordenador do curso de Administração, Ariovaldo Thomazini Junior, a atividade fora da sala de aula serve para que os estudantes busquem aplicar a teoria em assuntos práticos. “Estou sabendo mais de Araraquara porque eu nunca tinha ouvido falar de VLT”, diz a aluna Luciana de Almeida Lopes, de 29 anos. A proposta de levar um tema do futuro da mobilidade urbana auxilia também na elaboração de trabalhos de conclusão de curso, avalia o coordenador do curso de administração, João Carlos Missorino. “Nada mais justo do que eles tratarem de assuntos do próprio município.” Essa também é a opinião do estudante Ivan Ricardo Mangini, 34, que também desconhecia o termo VLT até sentar-se no auditório. “Sem dúvida, a palestra já ajudou no aprendizado.”

A ideia é ligar o Jardim das Hortênsias ao Parque Pinheirinho cruzando toda a região central em um percurso de quase doze quilômetros e possibilidade de expansão para o Jardim Roberto Selmi Dei, Recanto dos Nobres, Distrito de Bueno de Andrada, Silvânia e Matão numa etapa posterior. O VLT seria integrado às linhas de ônibus já existentes, que teriam seus percursos reduzidos, proporcionando economia para as empresas de transporte e benefícios para os cidadãos. Pelos cálculos do vereador, o investimento seria de R$ 34 milhões.

Publicado em: 03/04/2014 16:13:11