Fundo Social de Solidariedade homenageia mulheres que fazem história

Vereadora Edna Martins (PV) é uma das homenageadas
Visualize fotos

"Mulheres que fazem a História", oito delas foram homenageadas na amanhã do sábado (29), no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres. A vereadora Edna Martins (PV), foi uma das contempladas com flores e um vídeo homenagem. De acordo com ela, “quando uma mulher é Presidente da República ou tem um espaço de visibilidade, seja ela, negra ou branca, as meninas podem olhar e ser ver; sem dúvida, isso muda a nossa história”.

O evento, aberto ao público, ofereceu um café da manhã, para homenagear as mulheres e os demais convidados. As homenageadas foram Sandra Mara Leão (técnica do vôlei feminino), Roseli Gustavo (ex-jogadora de basquete), Ana Paula Valdastri (funcionária mais antiga da Prefeitura), Edna Martins (representante do Legislativo), Dra. Sandra Galhardo (representante do Judiciário), Aparecida de Aguiar (autora do Hino de Araraquara), Sebastiana Aparecida Destefano de Souza (representante do comércio) e Aparecida dos Santos (representando a Para-DV). O vereador Adilson Vital (PV) que falou em nome da Câmara, lembrou das lutas das mulheres, desde 1857, quando operárias de uma fábrica de tecidos morreram depois de fazer uma greve em Nova Iorque, reivindicando melhorias nas condições de trabalho. O vereador parabenizou as homenageadas, bem como a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zi Barbieiri, idealizadora do evento. “Parabenizo a Zi por mais este acerto, onde oito de nossas mulheres recebem hoje o prêmio, estendendo às demais de nossa cidade”, afirmou Vital.

Para Zi Barbieri, “a lista de mulheres para serem homenageadas é extensa, mas decidimos pelas oito, que em primeiro olhar pouco têm em comum, mas conhecendo a história de vida de cada uma, ai, sim percebemos o quanto são parecidas; cada uma construindo a sua história, mas que bom que é em nossa cidade”, disse. Edna agradeceu por ser escolhida para falar em nome das homenageadas. “Obrigada por permitir que eu subisse neste palco e falasse em nome das demais homenageadas, mas acredito ser unânime o sentimento de agradecimento pela figura da Zi Barbieri, que resgatou a história de cada uma, evidenciando a sua coragem”, concluiu a vereadora. Também participaram do evento a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Giani Trevisolli; a gerente da Biblioteca, Célia Regina Longobardo; e, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Regina Chediek, entre outras autoridades.




Publicado em: 31/03/2014 20:30:24