Centro de Referência da Mulher e implementação da Procuradoria Especial da Mulher são debatidos na Câmara

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres reuniu-se na última sexta-feira para discutir uma pauta importante envolvendo o Centro de Referência da Mulher e a Procuradoria Especial da Mulher.

A primeira discussão, levantada pela vereadora Gabriela Palombo (PT), presidente da Frente, foi a interrupção  do atendimento psicológico no Centro de Referência da Mulher e na Casa Abrigo, gerando um grande acúmulo na demanda por tratamento nessa área, além da interrupção nos atendimentos de mulheres que já passavam por tratamento.

A Frente agora vai oficializar o governo para buscar esclarecimentos sobre as mudanças em andamento. “Queremos saber que projeto é esse a ser implementado e o que isso muda para as mulheres, que profissionais irão compor essa nova equipe do Centro de Referência, sobretudo, qual o prazo para que efetivamente retomem os trabalhos. São muitas questões que precisam de respostas”, diz Gabriela, que completa, “queremos também uma reunião com o prefeito, estamos preocupadas com a interrupção dos atendimentos que já completou sessenta dias, o prejuízo para as mulheres são imensuráveis”.

Sobre a implementação da Procuradoria Especial da Mulher, um planejamento foi realizado para a definição das prioridades políticas e estruturais mínimas para que a Procuradoria comece a trabalhar. A vereadora deve se reunir com a mesa diretora da Câmara para apresentar o resultado do planejamento.

Gabriela acredita que “dentro de quarenta dias é possível que tenhamos as procuradoras nomeadas e também um contato de telefone para começar os trabalhos. Nas discussões envolvendo a Procuradoria, o presidente João Farias manifestou total disposição em ajudar, “estamos confiantes na possibilidade de estruturá-la ainda nesse semestre”.

Participaram do encontro representantes do Serviço Especial de Saúde (Sesa), da OAB Mulher, participantes da Pastoral Fé Política, estudantes da Unesp e a assessoria da deputada estadual Telma de Souza, que é procuradora especial da Mulher na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Publicado em: 31/03/2014 20:21:09