ONG Legal é Prevenir e Prefeitura realizam palestra sobre prevenção ao uso de drogas

Evento foi destinado a adolescentes mulheres; pesquisa aponta alto índice do consumo entre elas

O auditório da Biblioteca Municipal “Mario de Andrade” serviu de sala de aula, na quinta feira, 27 de março, para cerca de cem alunos de escolas da região do Cecap, Santa Angelina, Centro e Jardim Imperador, que acompanharam a palestra para adolescente: “Prevenção ao uso de drogas para mulheres”, organizada pela ONG Legal é Prevenir (LP), em parceria com a Prefeitura, através do Centro de Referencia da Mulher. O vereador Elias Chediek (PMDB) acompanhou as discussões. O evento, que também faz parte da programação do Mês da Mulher, em Araraquara, discutiu diversos aspectos sobre a droga, como os tipos e formas de aliciamento. Os temas foram debatidos pelos agentes em Prevenção ao Uso Nocivo de Drogas do Departamento de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc) e membros da ONG Legal é Prevenir, Márcio Servino; Telma Schalk; Anastácia Santos e Elizandra Mazzei. De acordo com Servino, presidente da ONG, “a apresentação diferenciada do tema aos alunos permitiu uma interação entre os jovens que participaram de dinâmicas, assistiram a vídeos, teatros, entre outras atividades”, afirmou o Presidente.

Objetivo

Telma, que é vice-presidente da ONG, explica o principal objetivo do curso. “A nossa intenção foi a de gerar informação e aumentar o conhecimento dos jovens sobre a prevenção das drogas, que não extingui um problema, mas dá oportunidade do indivíduo fazer a melhor escolha”, afirma. O trabalho foi realizado entre jovens e adolescentes, com o foco sobre os efeitos das drogas nas mulheres, devido os últimos dados divulgados, recentemente pela Unifesp, que apontam números alarmantes sobre o consumo de drogas entre o sexo feminino. Na pesquisa foi comprovada que a droga mais utilizada é a cocaína, que na maioria das mulheres age como um moderador de apetite. Servino informou que esse dado, também inclui adolescentes de Araraquara, por isso, a ONG LP se predispôs a fazer a intervenção preventiva. “Essas jovens precisam ter o conhecimento dos riscos e consequências físicas que a droga provoca em seus organismos”, conclui.

A ONG

Fundada em novembro de 2013, A ONG LP, está em sua segunda ação. No Carnaval deste ano, participou com o bloco ‘Tô Legal’ na passarela do samba. Servino, afirma que há um cronograma de ações a ser seguido. Em abril será realizada outra ação com jovens adolescentes das escolas municipais de ensino.

Publicado em: 31/03/2014 11:59:37