Vereadora trabalha na recuperação e conservação do acervo histórico da cidade

Gabriela Palombo (PT) obtém recursos e firma parceria com Fundação Araporã para desenvolvimento do projeto

A vereadora Gabriela Palombo (PT) se reuniu na manhã de quinta-feira (27) com o arqueólogo Robson Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Fundação Araporã, para tratar do projeto de Recuperação e Conservação de Acervos do Patrimônio Histórico e Cultural de Araraquara. O projeto deve ser apresentado à Secretaria Municipal da Cultura na próxima semana.

O objetivo é desenvolver um Programa de Recuperação e Conservação do Patrimônio Histórico e Cultural existente nos museus e equipamentos culturais do Município para a manutenção dos acervos. “O foco é a educação e a qualificação profissional com conhecimentos apropriados para garantirmos a manutenção deste material, preservar e difundir informações à população como forma de conhecimento e valorização cultural”, explica Rodrigues. O arqueólogo destaca que atualmente Araraquara conta com “uma estrutura museal diversificada e que abriga diversas coleções de referência do patrimônio histórico e cultural, tanto da cidade como da região”. Ele lista os Museus de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (Mapa), Histórico e Pedagógico “Voluntários da Pátria”, o do Futebol, o Ferroviário, e o da Imagem e do Som, além do Arquivo Público “Prof. Rodolpho Telarolli”. O projeto terá como eixos a elaboração de um inventário do patrimônio existente e de sua localização e condições; realização de oficinas abertas de restauro e conservação, com treinamento e capacitação de servidores e do público em geral; o restauro dos acervos; e, um trabalho de educação patrimonial. Gabriela observa tratar-se de “uma área pouco valorizada e boa parte do nosso acervo passa a ser comprometida, por isso precisamos de investimento e trabalho; com apoio do deputado estadual Edinho Silva, conseguimos viabilizar recursos para executar esse projeto importante para a memória da cidade”. De acordo com ela, “o Dr. Robson Rodrigues conta com uma equipe altamente qualificada, a Fundação Araporã propõe executar um trabalho de excelência”.

Publicado em: 28/03/2014 15:12:09