Vereador reúne moradores e autoridades no Jardim Santa Terezinha

Objetivo foi discutir ações integradas para segurança no local
Visualize fotos

Na noite da quarta-feira (26), o vereador Elias Chediek (PMDB) reuniu os moradores do Jardim Santa Terezinha e autoridades de segurança da cidade para discutir ações integradas de segurança para o local, que sofre com a presença de moradores de rua usuários de drogas. Compareceram o Pároco da Paróquia Santa Terezinha, Padre Walace Augusto Tomazini; o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani; o secretário de Segurança Pública, Coronel José Antonio Spera; o coordenador do Conselho Comunitário de Segurança – Conseg, Carlos de Abreu; o delegado de Polícia Arnaldo Davoglio; o 1º tenente PM Alan Fernandes Gouveia; o coordenador da Guarda Municipal, Marcos Roberto da Silva; o coordenador da Defesa Civil de Araraquara, Edson Adalberto Alves; além de cerca de 50 moradores do bairro. Na ocasião os moradores relataram a falta de segurança no local, principalmente na Praça, que vive tomada por usuários de drogas e ameaçam as pessoas, pedindo dinheiro para sustentar o vício. Um morador relatou que já pediu várias vezes uma melhoria na iluminação pública e a presença de uma viatura de polícia, mas não foi atendido, criticando a mudança do telefone de emergência da Polícia Militar ter sido transferido para Ribeirão Preto.

Abreu explicou que a segurança pública não pode ser garantida somente com a ação das polícias, mas com o comprometimento e engajamento de toda a comunidade, por meio de denúncias anônimas e ações educativas. “É um erro achar que somente com a presença de polícia a criminalidade diminui. Na verdade é preciso que haja uma ação integrada entre todos”, disse. Porsani relatou parte do trabalho que desenvolve em sua pasta no sentido de recuperação de drogados e moradores de rua, e disse que nos próximos dias vai levar até a Secretaria Estadual de Segurança Pública um pedido para que o atendimento de emergências policiais volte para Araraquara. Ele também se comprometeu a contatar a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para tentar trazer alguma atividade a ser desenvolvida na Praça. O 1º Tenente PM Alan explicou que o patrulhamento é orientado a partir de demandas, ou seja, as viaturas circulam nos lugares onde existem denúncias. Assim, a participação da comunidade é fundamental no sentido ,de delatar ações ou indivíduos que ameaçam os moradores. O Delegado Davoglio corroborou o que disse o policial militar, explicando que a polícia trabalha principalmente com informações, pois é preciso que se saiba o que acontece nos lugares para se investigar e planejar ações de repressão.

No final, Chediek sugeriu a criação de uma Associação de Moradores para que se reúnam e discutam propostas de ações concretas no sentido de resolver, não só o problema de segurança no bairro, mas que desenvolvam atividades que levem os moradores a ocupar a praça e afastar os maus elementos. O coronel Spera propôs a nomeação de Edson Adalberto Alves como representante, uma vez que ele reside no local. Chediek também disse que vai provocar uma audiência pública na Câmara Municipal para debater o problema crescente da falta de segurança e tráfico de drogas em Araraquara. “Se não houver envolvimento do Poder Público nesta questão em breve perderemos a batalha contra as drogas em nossa cidade”, finalizou.

 

Assessoria de gabinete do vereador Elias Chediek (PMDB)




Publicado em: 28/03/2014 12:03:25